A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

18/10/2011 15:49

Paciente pode perder visão por falta de atendimento oftalmológico em Três Lagoas

Francisco Júnior

Na ação, a promotora Ana Cristina Carneiro Dias relata denuncias recebidas pela promotoria de que paciente com problemas oculares aguardam há mais de três anos para receberem atendimento oftalmológico

A 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas ingressou com uma ação civil pública contra a prefeitura e o governo do Estado pela falta de atendimento oftalmológico do sistema público e saúde do município.

Na ação, a promotora Ana Cristina Carneiro Dias relata que recebeu denúncias de que pacientes com problemas oculares aguardam há mais de três anos para receberem atendimento oftalmológico. Na analise de documentos fornecidos pela Coordenação da Central de Regulação de Vagas, a promotora informa que constatou que há pacientes na fila de espera para atendimento nos mais diversos procedimentos e complexidades desde o ano de 2008.

A promotora cita como exemplo o caso do paciente Gertrudes Francisco Pereira que aguarda desde o ano passado por uma cirurgia. Conforme a ação, sem o procedimento cirúrgico, ele corre sério risco de perder a visão.

Na ação, a promotora determina que a prefeitura promova a assistência a todos os pacientes do SUS da macrorregião de Três Lagoas com problemas oftalmológicos, submetidos a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, mediante providências que devem ser tomadas, inclusive, caso haja necessidade, com a contratação emergencial de médicos oftalmologistas, diminuindo, para os casos eletivos, o tempo de espera para consultas em 30 dias, exames em 60 dias, procedimentos cirúrgicos em até 90 dias e para os casos urgentes e emergenciais, providenciem atendimento imediato.

No caso do paciente Gertrudes Francisco Pereira, a prefeitura deverá encaminhá-lo para atendimento médico no prazo máximo de 48 horas, tudo sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a prefeitura de Três Lagoas, porém não obteve retorno.

Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...
Autores de 'arrastão' são presos após perseguição de moto; veja o vídeo
"Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade". Assim a Getam (Grupamento Especial Tático de Motos) publicou nesta qu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions