ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ações de ressocialização para detentos são ampliadas em Três Lagoas

Alan Diógenes | 21/07/2014 22:07

Mais oportunidades de trabalho, educação e qualificação profissional para reeducandos de Três Lagoas. Essa é a proposta que está sendo estabelecida entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Covep) e a Prefeitura de Três Lagoas.

Em reunião realizada na semana passada com a participação do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira; da corregedora do TJ/MS e presidente da Covep, Tânia Garcia de Freitas; dos juízes membros da coordenadoria Fernando Paes e Albino Coimbra Neto, e da prefeita Márcia Moura, entre outras autoridades, ficou acertado que o poder público municipal irá disponibilizar vagas de trabalho para reeducandos do regime semiaberto, bem como buscar levar atividades de capacitação a internos do regime fechado para que possam ser absorvidos como mão de obra por indústrias que se instalam na região. A medida, além de contribuir para a ressocialização, traz redução de custos aos cofres públicos e ajuda a impulsionar o desenvolvimento da região.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Três Lagoas possui atualmente uma população carcerária de cerca de 850 detentos, distribuídos entre os regimes fechado, semiaberto e aberto. Para o dirigente, é essencial que, além da geração de vagas, se busque também meios de reinserção social. “Se tivermos condições de oferecer mecanismos que preparem esses internos para o mercado de profissional com dignidade, conseguimos reduzir a reincidência criminal e com isso também os índices de criminalidade, mas para isso é necessário um trabalho conjunto, somando forças”, enfatizou.

Também participaram da reunião o juiz de Direito da comarca de Três Lagoas, Rodrigo Pedrini Marcos; o promotor de Justiça Jui Bueno Nogueira; o defensor público Alceu Conterato Júnior; os secretários municipais: Walter Garcia de Oliveira Júnior (Infraestrutura), Janaina Ávila Lunardi (Administração) e Carmen Goulart (Planejamento e Gestão); o procurador-geral do município, Clayton Mendes de Morais; a diretora do Departamento de Preservação e Licenciamento, Ana Paula Mendes e o diretor de Operações da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, além de diretores de presídios locais e representantes dos conselhos da comunidade de Três Lagoas e de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias