ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Acordo com MPF regulariza situação de estaleiro em Ladário

Vanda Escalante | 31/05/2011 12:28

Empresa opera sem licença ambiental há 18 anos, ocupando imóvel da União e obstruindo via pública

Empresa deve retirar entulhos e tem três anos para cumprir acordo. (Foto: divulgação)
Empresa deve retirar entulhos e tem três anos para cumprir acordo. (Foto: divulgação)

Há 18 anos, a Rua do Porto, em Ladário, no trecho mais próximo do Rio Paraguai, tem parte de seu traçado obstruído por barcos, maquinário, entulhos e apetrechos, de responsabilidade de um estaleiro particular que opera sem licença ambiental.

A ocupação irregular de via pública e a degradação ambiental provocada pelo empreendimento em área de preservação foram comprovadas por inspeção judicial e a situação foi objeto de ação civil pública proposta pelo MPF (Ministério Público Federal) em Corumbá. Na última semana, a ação civil pública foi extinta, após acordo realizado entre o MPF, União, Prefeitura de Ladário e os donos da empresa.

De acordo com as informações divulgadas pelo MPF, o acordo garante a desobstrução total da via pública no prazo máximo de três anos e medidas para minimizar os danos ambientais. O prazo é considerado razoável em razão das dimensões do empreendimento e pelo fato de que o estaleiro funciona há 18 anos, com todos os alvarás fornecidos pelos poderes públicos do município.

No período em que o estaleiro continuar funcionando, o município deverá fiscalizar as atividades do empreendimento para garantir o livre trânsito de pessoas e veículos pelo maior tempo possível. Os proprietários deverão dar continuidade ao processo de licenciamento já iniciado junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e atualizar o cadastro das atividades na Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul.

O acordo prevê também a urbanização da área no prazo de dois anos, garantindo iluminação pública, pavimentação e construção de meio-fio e sarjeta da via que hoje se encontra obstruída. As obras de urbanização deverão ser executadas assim que o estaleiro desocupar a área.

Nos siga no Google Notícias