ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Acordo prevê que índios desocupem fazenda em Sidrolândia nesta 6ª feira

Aline dos Santos | 20/05/2011 10:28
Índios ocupam fazenda há 10 dias em Sidrolândia. (Foto: João Garrigó)
Índios ocupam fazenda há 10 dias em Sidrolândia. (Foto: João Garrigó)

A fazenda 3R, em Sidrolândia, deve ser desocupada até a tarde de hoje pelos índios terena. A área foi ocupada no último dia 10. Sete dias depois, liminar da justiça federal determinou a saída dos indígenas. A fazenda pertence à família Bacha.

De acordo com o advogado Newley Amarilha, o oficial de justiça foi ao local e ficou acertado que os índios sairiam nesta sexta-feira, de forma pacífica. Segundo ele, a área fica a 500 metros da aldeia Buriti.

A briga entre fazendeiros e índios já dura dez anos. Neste mês, os terena ocuparam a fazenda 3R e anunciaram a retomada dos 17 mil hectares reconhecidos como terra indígena.

Na última quarta-feira, eles bloquearam o tráfego na BR-163, próximo a Jaraguari, por seis horas. O protesto foi encerrado após a Funai (Fundação Nacional do Índio) agendar uma reunião em Brasília na próxima segunda-feira.

Os índios cobram que seja criado um grupo de trabalho e a publicação da portaria com a demarcação.

A AGU (Advocacia Geral da União) entrou com recurso contra a reintegração de posse determinada pela Justiça Federal. O MPF (Ministério Público Federal) também vai acionar a justiça para que os índios permaneçam na fazenda.

Localizada a 30 km de Sidrolândia, a Buriti é formada por um complexo de nove aldeias, com quatro mil pessoas vivendo em 2 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias