ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Acusado de estuprar adolescentes usava exame falso para esconder HIV

Liana Feitosa | 19/10/2014 16:20
Usando o Facebook e o Whatsapp, acusado dizia que apresentaria "amigas" para atrair vítimas. (Foto: Osvaldo Duarte/ Dourados News)
Usando o Facebook e o Whatsapp, acusado dizia que apresentaria "amigas" para atrair vítimas. (Foto: Osvaldo Duarte/ Dourados News)

O servidor público da cidade de Dourados, a 233 km de Campo Grande, acusado de estuprar e aliciar adolescentes falsificou exame médico na tentativa de provar às vítimas que não era portador do vírus HIV e fazer sexo sem preservativo. Segundo a delegada responsável pelo caso, Marina Lemos, em entrevista ao Campo Grande News, a informação foi levantada durante 2 meses de investigações da Polícia Civil. O acusado já foi interrogado e continua preso.

Jeferson Porto da Silva, que é soropositivo, confirmou que mantem relações sexuais com adolescentes - todos do sexo masculino - há algum tempo e confessou a prática dos crimes de aliciamento e estupro. Como não usava preservativo, também pode ser configurado crime de acordo com o artigo 131 do Código Penal devido ao risco de transmitir doença grave - no caso HIV, a outras pessoas.

Em alguns casos, de acordo com a delegada, ele usava o Facebook e o Whatsapp com a desculpa de que apresentaria "algumas amigas" às vítimas para atrair os garotos até sua residência.

Com a vítima já em sua casa, Jeferson falava que não tinha amiga alguma para apresentar. "E como o adolescente já estava ali, ele sugeria o sexo e falava que poderia pagar pela relação, caso o menor quisesse", explica a delegada. Como todos são menores de idade, mesmo com o consentimento e sem violência, é configurado o estupro.

Histórico - A polícia já investigava Jeferson há, pelo menos, dois meses. "No dia 23 de agosto foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa dele", conta. Na ação, pertences do acusado, inclusive o aparelho celular, foram apreendidos. "Depois disso, ele ficou uns 10 dias quieto, sem agir, mas logo depois voltou à ativa", completa Marina.

Acusado tem 33 anos, é soropositivo e morador do Jardim Água Boa. (Foto: Eliel Oliveira)
Acusado tem 33 anos, é soropositivo e morador do Jardim Água Boa. (Foto: Eliel Oliveira)

O computador e um HD de Jeferson estão sendo periciados, inclusive um novo celular, comprado após a primeira apreensão. No entanto, segundo o jornal Dourados Agora, a polícia encontrou fotos dele com vários garotos, todos menores. Nas imagens, eles aparecem nus e se masturbando.

Diante das constatações, foi expedido pedido de prisão preventiva, que foi concedido. "Por isso, tenho 10 dias para concluir o inquérito. Mas acredito que a prisão dele será mantida e, depois, provavelmente será encaminhado para a penitenciária de Dourados.

Ajuda nas investigações - Algumas vítimas foram identificadas e já estiveram na delegacia para ajudar a esclarecer o caso. No entanto, a delegada espera que outras vítimas procurem as autoridades. "Espero que muitos meninos e pais me procurem. Quero ouvir o máximo de vítimas possível, mas não consigo identificar todos. Por isso, peço que me procurem para ajudar nas investigações", solicita a delegada.

Segundo Marina, muitas vítimas não querem ir até a delegacia acompanhada dos pais. Por isso, ela ouve as pessoas na companhia de um investigador. "O menor não precisa vir acompanhado dos pais e muitos se sentem constrangidos com a presença deles. Então é até melhor que elas venham de livre vontade para não ficarem envergonhados, o que atrapalharia as investigações", finaliza.

Condenação - A pena de Jeferson, se condenado, vai depender das informações que serão levantadas ao longo da investigação. No entanto, de acordo com a delegada, a condenação pelo crime de perigo de contágio de moléstia grave pode chegar a quatro anos de prisão e, pelo crime de pedofilia, a 10 anos de prisão.

Para fazer denúncias ou solicitar informações na 1ª Delegacia de Polícia de Dourados, os telefones para contato são: (67) 3411-8060 e 3411-8080.

Nos siga no Google Notícias