ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Advogado vai recorrer pedindo retirada de índios

Nícholas Vasconcelos e Paula Vitorino, de Iguatemi | 05/11/2012 20:09
Advogado de proprietário afirma que há outros interesses nas áreas. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Advogado de proprietário afirma que há outros interesses nas áreas. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O advogado Armando Albuquerque, que representa o proprietário da fazenda ocupada pelos índios guarani-kaiowá em Iguatemi, a 466 quilômetros da Capital, disse que vai recorrer da decisão da Justiça Federal que manteve o grupo na propriedade. A decisão da desembargadora Cecília Melo do TRF3 (Tribunal Regional da 3° Região) que determinou a permanência dos índios na aldeia Pyelito Kue, proferida na semana passada deve ser publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (6) e a partir de então começa o prazo para que a defesa do fazendeiro recorra.

Ele vai questionar a decisão da desembargadora e pedir que seja mantida a sentença da Justiça Federal de Naviraí. “A decisão dela (da desembargadora) tomou como base uma portaria da Funai que pedia o mapeamento” , afirmou. O advogado do proprietário da fazenda Cambará também questiona o número de indígenas que ocuparam a área e que, segundo ele, é de 40 pessoas enquanto o número apontado pela Funai é de 180.

Duas equipes da Força Nacional se revezam na estrada que dá acesso a fazenda Cambará. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Duas equipes da Força Nacional se revezam na estrada que dá acesso a fazenda Cambará. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Decisão anterior mandava os 160 indígenas sairem da propriedade rural, sob multa de R$ 500 por dia de descumprimento da ordem.

A propriedade tem 762 hectares e a decisão do TRF3 determinou que os guarani-kaiowá permaneçam em uma área de 10 mil metros quadrados.

Segundo a defesa do produtor rural, será pedido também um interdito proibitório, que é uma medida preventiva que impediria novas ocupações, para 30 fazendas ao redor da Cambará.

No entendimento do advogado, há “outros interesses” na região, inclusive possíveis reservas de petróleo e água mineral.

Força Nacional- Para evitar conflitos, duas equipes da Força Nacional se revezam no patrulhamento da região de Iguatemi. As equipes foram deslocadas de Amambai e Ponta Porã no dia 30, depois que a situação dos indígenas ganhou repercussão nacional, e fazem rondas preventivas nas proximidades das áreas .

O trabalho das equipes é circular na área de conflito e nesta segunda-feira (5) as equipes estavam na estrada que dá acesso a fazenda Cambára. Até o momento, as equipes não precisaram intervir porque não houve qualquer tipo de conflito.

Nos siga no Google Notícias