A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

04/01/2011 14:33

Aeroporto operava com coordenadas erradas

Paulo Fernandes

Desde 1997, dados da localização tinham 1 km de diferença

Erro dificultava localização do aeroporto por pilotos que não conheciam a região (foto: arquivo)Erro dificultava localização do aeroporto por pilotos que não conheciam a região (foto: arquivo)

Desde 1997, o aeroporto municipal de Dourados (Francisco de Mattos Pereira) operava com coordenadas erradas dificultando a localização por pilotos que não conheciam a região, principalmente em caso de pousos emergenciais. O erro foi corrigido em dezembro e divulgado nesta terça-feira pela prefeitura.

As coordenadas antigas tinham quase 1 km de distancia, apontando o aeroporto no local onde fica o quartel do Exército.

Apesar do erro de mais de uma década, não existe registro de incidente por conta das coordenadas erradas.

As coordenadas funcionam como um código para localização exata de pontos geográficos por meio do uso de equipamentos de sistema de posicionamento (GPS).

A correção foi feita por meio de uma portaria no mês passado, revogando as homologações anteriores, incluindo a de 2 de abril de 1997, que continha as coordenadas erradas.

“Quando ficamos sabendo do erro, levamos um topógrafo com GPS no eixo da pista do aeroporto. A avaliação confirmou que as coordenadas atribuídas ao aeroporto estavam erradas”, explicou o assessor de administração aeroportuária, Ian Galvão Rocha.

Segundo ele, a correção já tinha sido solicitada pelo governo do Estado em abril do ano passado, mas a mudança só foi feita em dezembro, após nova solicitação, dessa vez da Prefeitura de Dourados.

O novo ponto de referência do aeroporto foi incluído no cadastro de aeródromos da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil). A renovação da inscrição tem validade de dez anos.

Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...
Marido agride mulher e tenta se enforcar em seguida, mas vai preso
Depois de agredir a esposa, de 45 anos, homem de 26, tentou se enforcar, mas acabou preso, esta noite (10) em Vicentina, a 255 quilômetros de Campo G...



O Estado todo deve ter vergonha de uma sitiação desta, é só aqui mesmo no Mato Grosso do Sul, que é mais chamado de Mato Grosso para todo Brasil, gente assim despreparada que não dão conta de executar nem mesmo uma coordenada, fazem a população do nosso Estado ficar com vergonha, por isso e muito mais que perdemos uma das sedes da copa para o Estado vizinho.
 
Paulo Sérgio de Lira em 05/01/2011 09:40:32
É, rumo ao desenvolvimento é que nos vamos...
 
Edgar Mancilla em 04/01/2011 06:38:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions