ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Agesul licita restauração de castelinho que já foi gabinete de ex-presidente

Fernanda Yafusso | 20/07/2016 15:56
Prédio que abriu até gabinete de Getúlio Vargas está abandonado (Foto: Tião Prado / Ponta Porã Informa)
Prédio que abriu até gabinete de Getúlio Vargas está abandonado (Foto: Tião Prado / Ponta Porã Informa)

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) abriu licitação para contratar a empresa que irá restaurar o Castelinho de Ponta Porã, município a 323 quilômetros de Campo Grande. O local é um prédio histórico da cidade fronteiriça construído na década de 1920 como sede da Guarda Nacional.

A previsão é que o processo para escolha da empresa leve até seis meses. Uma vez contratada, a vencedora terá um ano para entregar o projeto pronto.

TurísticoO prédio tem características de fortificação, sendo um exemplar de arquitetura em estilo militar, tendo sido quartel da Força Pública Estadual durante o império. Além da parte destinada às atividades administrativas, também continha celas.

O Castelinho também já foi gabinete do Presidente Getúlio Vargas quando Ponta Porã se tornou Território Federal em 1943.

Em 1940, o prédio passou a abrigar a cadeia pública e por muitos anos foi também quartel da 4º Companhia Independente da Polícia Militar. Com a transferência da corporação na década de 1980, iniciou-se o processo de abandono e degradação, sendo tombado como Patrimônio Histórico pelo Decreto 3.940, de 04 de novembro de 1996.

Em março deste ano foi realizada uma audiência na câmara de vereadores de Ponta Porã para se discutir a importância da restauração e revitalização do Castelinho, já que o prédio se encontra em grave estado de deterioração.

Nos siga no Google Notícias