ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Ainda sem receber salário, enfermeiros do Evangélico iniciam greve amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 18/12/2014 09:43
Profissionais de enfermagem denunciam que hospital particular não pagou salários de novembro e primeira parcela do 13º (Foto: Eliel Oliveira)
Profissionais de enfermagem denunciam que hospital particular não pagou salários de novembro e primeira parcela do 13º (Foto: Eliel Oliveira)

Profissionais de enfermagem do Evangélico, maior hospital particular do interior de Mato Grosso do Sul e que presta serviços de alta complexidade ao SUS (Sistema Único de Saúde), ainda não receberam o salário de novembro e o 13º e iniciam paralisação amanhã em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Lázaro Santana, presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), informou na manhã desta quinta-feira ao Campo Grande News que chega a Dourados por volta de meio-dia, para definir com os funcionários do hospital a escala de trabalho para o início da greve. A promessa é manter trabalhando apenas 30% do quadro de enfermagem.

“O prazo previsto no edital sobre a paralisação termina hoje. Se o hospital não pagar os salários e pelo menos a primeira parcela do 13º hoje, amanhã os profissionais de enfermagem iniciam a paralisação”, informou Santana.

Na terça-feira, quando a greve foi anunciada, a direção do hospital informou que dependia de R$ 150 mil a serem repassados pela prefeitura de Dourados pelos serviços de alta complexidade prestados a pacientes do SUS. O Evangélico é contratado pelo município para oferecer atendimento de oncologia, nefrologia e cardiologia.

Já a prefeitura informou que não tinha recebido o repasse do Ministério da Saúde, valor que não foi enviado até a manhã desta quinta. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde critica o hospital por alegar a falta desse repasse como motivo para o atraso no pagamento dos salários.

“Não temos nada com folha de pagamento do HE. Temos contrato de prestação de serviços somente nas áreas de cardiologia, oncologia e nefrologia, cujo repasse é vinculado, por força de contrato, ao repasse do Ministério da Saúde. Isso acontece em todo o país, não é privilégio nosso. Este valor é para o HE pagar o serviço de câncer, hemodiálise e cirurgias cardíacas, não é para destinar ao pagamento de funcionários”, afirmou o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.

Lázaro Santana, no entanto, rebate a afirmação do secretário e diz que o município deveria assumir a responsabilidade como gestor da saúde e fazer o repasse emergencial para garantir o pagamento dos funcionários. “Não são milhões, mas apenas 300 mil reais para uma situação de emergência, que é pagar o salário dos funcionários”, afirmou o sindicalista.

Segundo ele, no início do mês, alegando falta de dinheiro em caixa, o hospital pagou apenas o salário dos funcionários que recebem até R$ 907 líquidos, o que representa metade da folha de pagamento. Pelo menos 300 trabalhadores ficaram sem receber – 200 deles são profissionais de enfermagem.

“Esperamos que o problema seja resolvido ainda hoje. Caso contrário, vamos fazer uma grande mobilização amanhã em frente ao hospital e iniciar a paralisação”, declarou Santana.

Nesta quinta-feira, a assessoria da Secretaria de Saúde informou que não existe previsão de quando o Ministério da Saúde irá repassar o dinheiro a ser pago ao Evangélico.

Já a assessoria de imprensa do hospital informou que a direção está “fazendo todos os esforços possíveis” para pagar os atrasados até amanhã.

Nos siga no Google Notícias