ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Alunos do IFMS conseguem maior nota do país em exame nacional

Antonio Marques | 24/12/2015 14:22

Os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Corumbá conseguiram a maior nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) entre os cursos da mesma área no país e a 13ª maior nota entre todas as áreas.

O resultado foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, no Diário Oficial da União dessa terça-feira, 22. A relação detalhada das notas está disponível na página do órgão na Internet.

O curso obteve nota 5, com índice de 4,999. As notas do Enade vão de 1 a 5 e os índices são arredondados para a casa superior. A avaliação se refere ao exame feito com estudantes que se formaram em 2014. Esta é a primeira vez que o IFMS participa.

Para a diretora-geral do campus Corumbá, Cláudia Fernandes, a avaliação comprova a qualidade do curso. “Esse resultado, eu acredito, foi obtido pelo conjunto de fatores favoráveis ao trabalho. Professores, servidores, gestão e estudantes aplicados formaram um ambiente em que todos queriam o melhor”, explicou.

A diretora reforça que os estudantes estão ganhando mercado rapidamente. “Temos egressos trabalhando como professores, atuando em grandes empresas e abrindo a própria empresa”, destacou.

Outros cursos – Os formandos dos cursos de licenciatura em Química, do Campus Coxim, e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Nova Andradina, também foram avaliados no Enade 2014 e obtiveram conceito satisfatório, representado pela nota 3.

Avaliação do IFMS – Com as avaliações do Enade, o Instituto recebeu nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados), que tem 5 como nota máxima. O índice, divulgado junto aos resultados do exame, é composto pelas notas do Enade e pelas avaliações do MEC sobre o corpo docente, a infraestrutura da instituição e a organização didático-pedagógica.

“O resultado veio para confirmar que nosso ensino, apesar de todas as dificuldades de infraestrutura que ainda temos, é de qualidade”, explicou Elaine Borges, pró-reitora de Ensino do IFMS.

Enade – Anualmente, o Exame avalia o desempenho dos estudantes que concluíram os cursos de graduação em todo o país. A cada ano são escolhidas diferentes áreas para participar. Em 2014, foram avaliados 396.862 concluintes de 43 cursos.

A partir de 2016, o Enade deve passar por mudanças para aprimorar a avaliação das instituições de ensino superior. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última sexta-feira, 18.

A metodologia de construção das provas será aprimorada e o resultado do exame passará a conferir, no lugar de uma nota, níveis de proficiência de estudantes por curso.

Além disso, o Enade deve passar a ser um dos critérios para acesso à pós-graduação e entrar no histórico escolar do estudante. Hoje consta apenas se o estudante participou ou não da prova.

Nos siga no Google Notícias