ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Alunos estão há um mês sem aula devido às chuvas e vias danificadas

Secretária de Educação de Coronel Sapucaia, Roseni Martins, afirma que de sexta (27) até domingo (29), choveu 370 milímetros na região.

Mariana Castelar | 01/06/2016 16:39
De acordo com a prefeitura, as chuvas não param desde o dia 10 de maio e só pioram a s estradas que já estão intransitáveis (Foto: Assessoria Prefeitura)
De acordo com a prefeitura, as chuvas não param desde o dia 10 de maio e só pioram a s estradas que já estão intransitáveis (Foto: Assessoria Prefeitura)

Pelo menos 130 alunos não conseguem ir à escola há um mês devido aos estragos causados pelas chuvas nas estradas de Coronel Sapucaia - distante 400 km de Campo Grande. De acordo com a Secretária de Educação da cidade, Roseni Martins, como as chuvas não param não há previsão de retorno dos alunos para a escola.

A secretária lembra que, além dos 80 indígenas da Aldeia Curussu Ambá 3 que estão sem ir è escola há um mês, cerca de 50 alunos da Colônia Brasil, zona rural do município estão ilhados há duas semanas. 

Ela explica que as chuvas não param e as obras que estavam sendo realizadas para amenizar o problema foram prejudicadas por conta da chuva do último fim de semana. “Não vamos brigar com Deus porque a chuva não para, não é mesmo?", comenta Roseni.

A secretária fala que não é possível fazer o itinerário que os ônibus costumavam fazer e que os motoristas vão até onde não corre o risco de atolamento. "Há lugar de brejo, então não adianta buscar as crianças para  ficará atolada no meio do caminho”, lamenta a secretária.

De acordo com Jean Lunardi, chefe de gabinete da prefeitura, as máquinas estavam cumprindo a data estipulada no calendário das obras, mas a chuva de sábado prejudicou todo o trabalho realizado. Ele explica que o excesso de água prejudica não só a ida às aulas, mas toda a economia.

“Nem os produtores conseguem escoar os produtos porque a estrada interditada. Há regiões que a água mina. Já colocamos cascalhos, mas não tem jeito, a lama sempre volta”, diz o chefe de gabinete.

Obra que começou a ser realizada foi perdida por conta da chuva do último fim de semana (Foto: Assessoria Prefeitura
Obra que começou a ser realizada foi perdida por conta da chuva do último fim de semana (Foto: Assessoria Prefeitura

O indígena Ismarth Martins, mora na aldeia Curussu Amá 3 diz que estar cansado da situação. “Fui na Funai em Ponta Porã falando que a prefeitura não arruma as estradas, que há um total descaso pela gente e que os alunos estão sem aulas há 30 dias. Eles me encaminharam para o MPF (Ministério Público Federal) e foi aberto um inquérito”.

Com um novo decreto publicado nesta quarta-feira (01) informando situação de emergência na cidade por mais 180 dias, a prefeita ‎Nilcéia Alves de Souza (‎PR‎), afirmou que o município não tem qualquer condições de resolver este problema sozinho.

“Espero ter um apoio incondicional do Governo poque o município não tem condições de resolver”. Nilceia afirma que chove diariamente desde o dia 10 de maio e as obras só poderão ser realizadas quando a água parar. “Estamos rezando para que o tempo colabore”.

Sobre os alunos, ela informa que as rede municipal e estadual que precisam de ônibus estão o transporte prejudicado. Nesta quarta-feira, a prefeita fará uma reunião com o secretário da Seinfra (Secretaria estadual de Infraestrutura), Marcelo Miglioli a fim de tentar resolver as questões das estradas vicinais,que será tratada pela pasta por conta da urgência.

“A defesa civil estadual sinalizou que o Estado também irá decretar emergência para conseguir um novo apoio para a cidade”, finaliza Nilcea.

Nos siga no Google Notícias