ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Ameaçado até ontem, concurso com salário de até R$ 9,6 mil será aplicado hoje

Zana Zaidan | 18/01/2014 15:48

Depois de ser adiada por três vezes, a prova do concurso público para contratação de servidores municipais em Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, é aplicada hoje (18) e amanhã. O quadro de funcionários da prefeitura será preenchido por 316 funcionários aprovados. Com salário de até R$ 9.676,80, os três hotéis da cidade foram lotados por candidatos que vieram de outras localidades.

Com mais de 6 mil inscritos, o concurso esteve ameaçado até quinta-feira. A assessoria jurídica do município não tinha localizado o relator do processo, conselheiro José Ancelmo, para conceder a liminar que anularia suspensão do concurso. Em novembro do ano passado, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) optou por suspender o certame.

Só por volta das 15 horas, o ex-prefeito da cidade, Enelvo Felini, conseguiu encontrar a conselheira de plantão, Marisa Serrano, e pôs fim ao impasse.

Falhas – À cargo da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), o concurso foi marcado por falhas na organização desde a divulgação do edital de abertura.

Com isso, vários editais de retificação tiveram de ser publicados, por exemplo, o que incluía a isenção da taxa de inscrição (garantida por lei) de quem ganha até um salário mínimo, “esquecida” na primeira versão.

Idas e vindas – Inicialmente, a aplicação da prova estava marcada para o dia 10 de novembro, mas teve de ser adiada. Em outubro, a Câmara de Vereadores rejeitou o projeto do Executivo que criava alguns cargos com vagas oferecidas no edital, mas inexistentes na estrutura administrativa.

O prefeito Ari Basso (PSDB) cogitou cancelar o concurso e devolver o dinheiro das inscrições. O risco era não haver tempo hábil para os vereadores deliberarem, ainda em 2013, sobre a criação dos cargos.

Em novembro, o TCE suspendeu o concurso, com base em denúncia formalizada por um grupo de parlamentares e encaminhada ao Ministério Público de Contas.

A saída veio com o projeto de reforma administrativa que propõe, em conjunto com a criação e fusão de secretarias, a instituição dos cargos previstos no edital do concurso. O problema é que o projeto só foi sancionado em 19 de dezembro, exatamente no dia em que o Tribunal entrou em recesso.

O conselheiro relator, José Anselmo, está viajando e a solução foi recorrer à Marisa Serrano.

(Com informações do Região News)

Nos siga no Google Notícias