ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Após 13 anos, Justiça reconhece terra indígena em Maracaju

Aline dos Santos | 22/08/2012 10:58
Índios estão na área desde 2007. (Foto: Marcos Homero Lima)
Índios estão na área desde 2007. (Foto: Marcos Homero Lima)

A Justiça considerou válida a demarcação da terra indigna Sucuri'y, em Mato Grosso do Sul. Com 535 hectares, a área foi demarcada em 1999 pelo governo federal, mas só agora pertence oficialmente aos indígenas.

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) negou pedidos dos fazendeiros, que queriam anular o processo realizado pela Funai (Fundação Nacional do Índio). A Justiça não permitiu que novos recursos seguissem para instâncias superiores, o que resultou no trânsito em julgado da ação.

A terra indígena foi reconhecida pelo governo federal em 1996. No ano seguinte, os índios ocuparam parte da área, para tentar apressar a demarcação. Negociação intermediada pelo MPF (Ministério Público Federal) conseguiu garantir a permanência deles em uma área de 64,96 hectares.

Em 1999, a Sucuri´y foi homologada pelo presidente da República e registrada em cartório, mas os indígenas não ocupara a área devido uma ação judicial que questionava a validade da demarcação.

Em 2006, o MPF, num pedido inédito, solicitou à Justiça que os índios esperassem o final da ação judicial dentro da área reivindicada. Desde 2007, os índios ocupam os 535 hectares demarcados.

Nos siga no Google Notícias