ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Após 33 dias de seca, cidade tem 11 milímetros de chuva e temperatura cai

Helio de Freitas, de Dourados | 27/08/2015 09:09
Chuva de 11 milímetros nesta quinta-feira interrompeu estiagem de 33 dias em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Chuva de 11 milímetros nesta quinta-feira interrompeu estiagem de 33 dias em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Voltou a chover nesta quinta-feira (27) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, depois de 33 dias de estiagem. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, até 8h30 havia chovido 11 milímetros na cidade, o que equivale a 11 litros de água por metro quadrado.

A temperatura caiu de 24,1 graus registrados à 1h da madrugada para 15,8ºC às 8h21. Já a umidade do ar subiu de 62% na madrugada para 95% às 7h14. A cidade teve ventos de 34 quilômetros por hora por volta de 0h55, velocidade considerada forte na escala que vai de calmo (2 km/hora) a tornado (acima de 100 km por hora).

A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul teve ontem temperatura máxima de 32,5 graus às 14h54. Nesta semana, o pesquisador e agrometeorologista da Embrapa Cláudio Lazzarotto disse que apesar da estiagem prolongada, a falta de chuva e altas temperaturas neste período do ano podem ser encaradas com normais.

“Tanto as chuvas ocorridas em junho e julho quanto a falta delas, o calor e a umidade relativa do ar baixa são ocorrências normais para nosso inverno. Se repararmos, o que aconteceu neste ano ocorre ciclicamente. De vez em quando aparecem invernos quentes. Talvez a mudança climática esteja em andamento, mas em hipótese alguma traria uma alteração tão brusca”, afirmou ao comentar a possibilidade de o inverno seco e quente estar relacionado ao aquecimento global.

Previsão – De acordo com a previsão divulgada no site do Inpe/CEPTEC (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a chuva deve ocorrer apenas nesta quinta-feira. A partir de amanhã a temperatura deve voltar a subir, com máxima de 332 graus, e a estiagem se restabelecer na região.

Nos siga no Google Notícias