ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Após 40 dias de greve parcial, prefeitura abre negociação com professores

Prefeito recebeu grevistas ontem à tarde e determinou que equipe técnica continue conversando sobre reivindicações de educadores

Helio de Freitas, de Dourados | 02/08/2016 08:54
Grevistas durante protesto ontem à tarde no Centro (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)
Grevistas durante protesto ontem à tarde no Centro (Foto: Gracindo Ramos/Divulgação)

Após 40 dias de greve, a prefeitura de Dourados, município a 233 km de Campo Grande, abriu negociação com os professores e servidores administrativos da educação. Ontem à tarde, o prefeito Murilo Zauith (PSB) recebeu uma comissão do sindicato da categoria e determinou que a equipe técnica mantenha a conversa sobre as principais reivindicações.

Os grevistas reivindicam o pagamento do piso nacional do magistério para 20 horas semanais de trabalho e reajuste salarial dos administrativos. A prefeitura alega que só tem condições de começar a atender as reivindicações a partir de outubro.

Apesar de parcial, a greve prejudica alunos da rede municipal de ensino, já que vários professores estão sem trabalhar desde o dia 23 de junho. Com a adesão de administrativos, algumas escolas e centros de educação infantil estão com dificuldade para manter a limpeza e fazer a merenda.

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) informa que duas escolas estão fechadas por causa da greve. Já a prefeitura informou que todas as 45 escolas e 38 centros infantis funcionam normalmente.

O sindicato não informa quantos servidores aderiram à paralisação. Dourados tem pelo menos quatro mil servidores que trabalham na educação.

Apesar de a reunião desta segunda, o sindicato afirma que a negociação com a prefeitura não avançou. “A reunião não surtiu avanços concretos. O Executivo alega falta de recursos e o sindicato cobra uma prestação de contas com os gastos no ensino público”, afirma o Simted.

Nos siga no Google Notícias