ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após ação enérgica, prefeitura de Corumbá cria “diário da intervenção”

Vinícius Squinelo | 21/01/2014 20:33
Ônibus queimado piorou situação de empresa (foto: Diário Corumbaense)
Ônibus queimado piorou situação de empresa (foto: Diário Corumbaense)

A Prefeitura de Corumbá decretou ontem a intervenção no serviço de transporte coletivo urbano do município e lança amanhã (22) um “diário” com todas as ações durante os seis meses de ação enérgica da administração pública. O objetivo é deixar a população por dentro de cada detalhe do que está ocorrendo na cidade.

“Amanhã será criado, no diário oficial, e no site da prefeitura, um espaço separado, um diário da intervenção, onde vamos mostrar tudo o que for feito, inclusive eventuais gastos”, comentou o prefeito Paulo Duarte (PT), em entrevista ao Campo Grande News.

Conforme o documento, publicado ontem, o transporte urbano funciona “precariamente desde o encerramento do prazo do Contrato firmado em 02 de dezembro de 1996, que expirou em 31 de dezembro de 2006, tendo por concessionária a empresa Viação Canarinho Ltda”. No dia 6 de janeiro, incêndio destruiu um ônibus no Jardim dos Estados.

Uma conta bancária já foi criada, e cada verba disponibilizada para a concessionária será depositada nela, e não na conta da empresa.

“A população esteve desassistida durante décadas, e não vamos resolver em alguns dias”, explicou o prefeito. Porém, Duarte acredita que dentro de dez ou 15 dias o corumbaense vai começar a sentir a mudança de qualidade no transporte coletivo urbano.

Hoje (21), Paulo Duarte esteve na sede da Viação Canarinho, para conversar e tranquilizar os funcionários, e garante que foi apoiado por todos.

Medidas – Segundo o prefeito, neste momento a prefeitura está levantando todas as informações possíveis da Viação Canarinho, para saber as reais condições da empresa.

Conforme o site de notícias da Prefeitura, dos 20 veículos da frota, 12 estão parados por falta de manutenção e peças. Cerca de 15% dos funcionários ainda não receberam os salários de dezembro e o vale, que deveria ser quitado neste dia 20, não tem previsão de pagamento.

Só no ano passado a Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) emitiu mais de 450 notificações à empresa de ônibus. Ao fim dos 180 dias, o objetivo é que o serviço seja licitado novamente.

De início, a prefeitura deve alugar alguns ônibus, para garantir qualidade de atendimento ao corumbaense.

“Não vamos deixar os ônibus que estão ruins trafegarem, vamos alugar e garantir a segurança para usuários e motoristas”, afirmou Paulo Duarte.

Os custos para o aluguel, ou demais gastos, serão pagos, inicialmente, com verbas da empresa e, caso necessário, com dinheiro da administração pública. Porém, segundo Duarte, cada centavo de verba pública investido voltará à administração pública no final da intervenção.

Nos siga no Google Notícias