ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após cela vip de brasileiro, Paraguai promete fim de privilégios em presídio

Espaço reformado por Jarvis Pavão dentro de presídio foi descoberto na semana passada; narcotraficante tinha sala para reuniões, banheiro, geladeira, ar condicionado e até cozinha própria

Helio de Freitas, de Dourados | 01/08/2016 14:31
Sala de reuniões de Jarvis Pavão, em presídio no Paraguai (Foto: ABC Color)
Sala de reuniões de Jarvis Pavão, em presídio no Paraguai (Foto: ABC Color)

Após o escândalo da semana passada, com a descoberta da “cela vip” onde o narcotraficante brasileiro Jarvis Gimenes Pavão cumpria pena com luxo e mordomia, o governo do Paraguai promete acabar com os privilégios no maior e mais superlotado presídio do país, Tacumbú, em Assunção.

Acusado de ser o mandante da execução do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, ocorrido no dia 15 de junho em Pedro Juan Caballero, Pavão cumpre pena no Paraguai e na terça-feira passada foi transferido para o quartel de um grupo especializado da polícia por ordem do presidente paraguaio, Horário Cartes.

Segundo a polícia paraguaia, mesmo vivendo em um espaço que se assemelha a um hotel de alto padrão, Jarvis Pavão planejava fugir do presídio, temendo ser deportado para o Brasil. Explosivos foram encontrados próximos ao muro da penitenciária.

Fim dos privilégios – Éver Martínez, do Ministério de Justiça do Paraguai , disse que os privilégios e “cela vip” em todas as penitenciárias do país não vão mais existir. “Vamos fortalecer a equipe de inspeção para verificar todos os presídios em todos os aspectos”, afirmou.

“Foram nove anos que o Pavão passou muito bem aqui. Quem for descoberto pelos privilégios na prisão vai arcar com as consequências”, afirmou Martínez.

Segundo ele, o governo investiga denúncia de que para ter privilégios, Pavão teria sido extorquido para comprar carros de luxo e até para pagar cirurgias plásticas. Os nomes dos servidores suspeitos de extorsão são mantidos em sigilo.

Sobre a cela reformada por Pavão e onde o narcotraficante permanecia cercado de pelo menos 20 seguranças – também presidiários –, o representante do governo paraguaio afirmou que o espaço será demolido, mas não informou quando isso vai acontecer.

Nos siga no Google Notícias