A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

09/10/2015 15:48

Após cinco anos, porto será reativado para desafogar logística do estado

Priscilla Peres
Porto está localizado na fronteira com o Paraguai e irá facilitar o escoamento da produção. (Foto: Semade)Porto está localizado na fronteira com o Paraguai e irá facilitar o escoamento da produção. (Foto: Semade)

O governo do Estado em parceria com empresas privadas e prefeituras está começando a resolver um antigo problema de Mato Grosso do Sul, a logística. Ainda neste mês será reativado o porto de Porto Murtinho - distante 431 km de Campo Grande, importante meio para escoar a produção local.

Veja Mais
"Porto pode voltar a operar amanhã", diz empresário ao governador
Polícia Militar apreende quase meia tonelada de maconha em Bela Vista

O porto está há cinco anos parado devido a briga judicial que questiona concessões de licitação. Neste período apenas 20 funcionários permaneceram, para fazer a manutenção do local. Com a retomada das atividades, 60 vagas foram abertas e a previsão é de que o empreendimento gere 80 empregos diretos.

O empresário Michel Chaim, presidente do grupo responsável pela zona portuária, explica que o porto está pronto para voltar a funcionar e que para o ano que vêm ele espera um bom fluxo de cargas, isso devido ao interesse de grandes empresas em exportar e importar produtos por lá.

Grandes empresas do agronegócio, como a Bunge e a ADM já se mostraram interessadas em utilizar o porto para escoar grãos para outros países e importar fertilizantes, por exemplo. Tal possibilidade barateia o frete e aumenta a competitividade do estado, além de desafogar as rodovias com menor fluxo de caminhões.

Armazéns estão prontos para receber a carga que ficará estocada para exportação.  (Foto: Semade)Armazéns estão prontos para receber a carga que ficará estocada para exportação. (Foto: Semade)

Solenidade - No próximo dia 20 acontecerá uma cerimômia de reabertura do porto, que contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O primeiro embarque já acontecerá neste dia, com uma carga de açúcar que será encaminhada à Argentina.

Além de trabalhar para melhorias as rodovias e estradas vicinais que levam até ao porto, o governo do Estado deve assinar um decreto concedendo incentivos fiscais para a exportação e importação de produtos por Porto Murtinho.

Futuro - Para o município localizado na fronteira com o Paraguai, a reabertura do porto é sinal de novos tempos de desenvolvimento. O prefeito Heitor Miranda (PT) explica que nos próximos anos, a prefeitura vai ganhar com mais ISS (Imposto sobre Serviço) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

No município em que os maiores órgão empregadores são a prefeitura e o Exército, a retomada do porto além de gerar novos empregos, pode ainda contribuir para novos investimentos entre eles a reabertura do frigorífico Marfrig.

"Esperamos que com o porto, mude a logística e reabra o Marfrig. Assim ficará mais fácil a exportação e importação de produtos. O porto trará muitos benefícios para a cidade", afirma o prefeito.

Reabertura do porto levará muitos benefícios para o município e para o Estado. (Foto: Semade)Reabertura do porto levará muitos benefícios para o município e para o Estado. (Foto: Semade)
Polícia Militar apreende quase meia tonelada de maconha em Bela Vista
A PM (Polícia Militar) de Bela Vista – a 322 km de Campo Grande – apreendeu 454 quilos de maconha na madrugada deste domingo (11). Conforme Boletim d...
Trabalhador rural sofre hemorragia ao ser atacado por vaca em curral
Um trabalhador rural de 41 anos ficou gravemente ferido após ser atacado por uma vaca na tarde deste sábado (10), numa propriedade a beira do Rio Par...
Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Após agredir a esposa, Gilmar Sousa, de 37 anos, se escondeu na casa do pai no assentamento Itamarati, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. Conf...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions