A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

30/09/2011 20:58

Após decisão judicial, índio é enterrado em fazenda

Paulo Fernandes

Índios guarani-caiuá enterraram na tarde desta sexta-feira o também indígena Teodoro Recalde, no acampamento onde ele vivia, na fazenda São Luíz, em Paranhos - na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Veja Mais
Índio deve ser sepultado à tarde em fazenda reivindicada por guarani-caiuá
Justiça autoriza enterro de índio em fazenda

O enterro na área só foi possível após uma autorização da Justiça, emitida pelo magistrado federal Eduardo José da Costa.

Não houve conflito. Após serem comunicados da decisão judicial, os proprietários da fazenda não tentaram nenhuma manobra contra o sepultamento.

A propriedade rural é reivindicada como sendo a terra indígena Y´poi e a comunidade alegou que a tradição deles prevê o sepultamento na terra ancestral. No local, vivem 70 famílias guarani-caiuá.

Teodoro Recalde, de 33 anos, foi encontrado morto com sinais de espancamento, na madrugada de anteontem. O corpo estava na fazenda Cabeça de Boi, próximo ao acampamento onde vivia.

Ele é primo de Genilvado Vera e Rolindo Vera, professores que desapareceram em 2009. Genivaldo foi encontrado morto, com sinais de espancamento. Rolindo nunca foi achado.

A polícia investiga se o crime tem relação com a situação de tensão entre fazendeiros e índios, por conta da demarcação de terras.

Índio deve ser sepultado à tarde em fazenda reivindicada por guarani-caiuá
Enterro em área de fazenda de Paranhos foi autorizado pela Justiça FederalJá foi comunicada pela Justiça aos donos da fazenda São Luis, em Paranhos,...
Justiça autoriza enterro de índio em fazenda
O juiz federal Eduardo José da Costa concedeu, nesta noite, autorização para que índios guarani-caiuá possam enterrar o também indígena Teodoro Recal...
Funai pedirá à Justiça enterro de índio em fazenda ocupada por guaranis
Ele morreu ontem e corpo ainda está em funerária. Polícia investiga se morte tem relação com a disputa por terraO corpo do índio guarani-caiuá Teodo...
PF vai investigar se morte de índio está relacionada à disputa por terra
Jovem morado de acampamento guarani-caiuá morreu esta madrugada. Comunidade diz que foi espancadoA Polícia Federal foi acionada pelo MPF (Ministério...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions