ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Após despejos, brasiguaios estão na lista para receber lotes em Itaquiraí

Aline dos Santos | 11/09/2013 10:29

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começou hoje a reocupação dos 60 lotes retomados em Itaquiraí por ordem judicial. São 52 áreas no assentamento Santo Antônio e oito no Lua Branca.

Conforme o instituto, os brasiguaios do acampamento Antônio Irmão estão na lista de prioridade para ocupação dos lotes. À frente, estão os ex-funcionários das fazendas adquiridas para a reforma agráriae residentes. Dos lotes, 5% serão destinados aos jovens com menos de 29 anos.

Expulsos do Paraguai, os brasiguaios foram para Itaquiraí. Hoje, o processo de êxodo do país vizinho, forma o acampamento Antônio Irmão, com 250 famílias.

O despejo dos proprietários, que perderam a posse por terem comprados os lotes, o que é proibido, foi realizado no mês passado. A ação teve presença policial e causou protestos. Assentados chegaram a bloquear a MS-478 no dia 22 de agosto.

No assentamento Lua Branca, com 144 famílias, chegou a ser encontrada uma piscina semiolímpica. O assentamento Santo Antônio tem 1.100 famílias. Segundo o Incra, a mudança dos novos assentados terá acompanhamento policial, para evitar represálias.

Nos siga no Google Notícias