A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

11/09/2013 10:29

Após despejos, brasiguaios estão na lista para receber lotes em Itaquiraí

Aline dos Santos

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) começou hoje a reocupação dos 60 lotes retomados em Itaquiraí por ordem judicial. São 52 áreas no assentamento Santo Antônio e oito no Lua Branca.

Veja Mais
Justiça nega liminar e 536 lotes da Itamarati serão retomados pelo Incra
Contra despejos, assentados bloqueiam MS-487 e crianças ficam sem aula

Conforme o instituto, os brasiguaios do acampamento Antônio Irmão estão na lista de prioridade para ocupação dos lotes. À frente, estão os ex-funcionários das fazendas adquiridas para a reforma agráriae residentes. Dos lotes, 5% serão destinados aos jovens com menos de 29 anos.

Expulsos do Paraguai, os brasiguaios foram para Itaquiraí. Hoje, o processo de êxodo do país vizinho, forma o acampamento Antônio Irmão, com 250 famílias.

O despejo dos proprietários, que perderam a posse por terem comprados os lotes, o que é proibido, foi realizado no mês passado. A ação teve presença policial e causou protestos. Assentados chegaram a bloquear a MS-478 no dia 22 de agosto.

No assentamento Lua Branca, com 144 famílias, chegou a ser encontrada uma piscina semiolímpica. O assentamento Santo Antônio tem 1.100 famílias. Segundo o Incra, a mudança dos novos assentados terá acompanhamento policial, para evitar represálias.

Justiça nega liminar e 536 lotes da Itamarati serão retomados pelo Incra
A Justiça Federal negou liminar para uma nova avaliação de 536 lotes irregulares nos assentamentos Itamarati I e II, em Ponta Porã. Em caráter de urg...
Polícia encontra pente de metralhadora e até piscina em casa de assentado
Acusado de liderar esquema de compra e venda de lotes da reforma agrária, no projeto de Assentamento Lua Branca, em Itaquiraí, a 410 quilômetros de C...
MPF recua e, agora, quer manter 536 irregulares em lotes na Itamarati
A situação dos lotes ocupados de forma irregular nos assentamentos Itamarati I e II, em Ponta Porã, maior projeto de reforma agrária do Estado, pode ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions