ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após doação polêmica, Câmara de Ribas do Rio Pardo aprova CPI do Pesqueiro

Zana Zaidan | 16/10/2013 16:30
Os 3 hecatres de área pública de Ribas, que foram incorporados ao Pesqueiro Diana (Foto: Divulgação)
Os 3 hecatres de área pública de Ribas, que foram incorporados ao Pesqueiro Diana (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, aprovou ontem (15) a criação de uma CPI para apurar a incorporação de uma área pública do centro da cidade a uma área particular.

O prefeito José Domingues Ramos, o “Zé Cabelo” (PMDB), será investigado pelo Legislativo por assinar um documento de retificação de área, no dia 17 de julho, que ampliou o perímetro do Pesqueiro Diana em três hectares. Mas a área incorporada é uma Elup (Espaço Livre de Uso Público) e, de acordo com a Lei Orgânica do município, não pode ser transferida a particulares sem passar por votação na Câmara.

A “CPI do Pesqueiro” foi aprovada após matéria publicada no Campo Grande News, que denunciou a suposta irregularidade cometida pela prefeitura de Ribas, com base no pedido de quatro parlamentares que apresentaram requerimento no dia 8 - Antônio Ângelo (PSC), Adão Batista (PMDB), Roseli Côrrea (PPS) e Lucineide Nossa (PSC) - e, segundo o regimento interno da Casa, com o voto de dois terços dos vereadores a Comissão pode ser automaticamente instaurada.

O vereador Antônio Ângelo (PSC) afirma ter apresentado o requerimento com base em parecer da procuradoria jurídica da Casa, que atestou que a incorporação só poderia ser feita após apreciação dos parlamentares.

“O prefeito não poderia assinar o documento sem que o Legislativo analisasse. Existe todo um procedimento, é exigida análise do jurídico da Câmara, passar votação dos vereadores e a maioria aprovar para, só então, o Executivo aprovar a retificação”, justifica.

Na época em que o episódio foi denunciado,  Zé Cabelo alegou não haver irregularidade porque aprovou a “incorporação”, e que só precisaria enviar o projeto para votação do Legislativo caso tivesse doado a área. “Na orientação do procurador jurídico da Câmara, área não pode ser retificada, doada ou incorporada”, rebate Augusto.

Agora, cabe ao presidente da Câmara, o vereador Adalberto Alexandre (PRTB), nomear os membros da CPI. “Só estamos aguardando o presidente fazer as nomeações, já que é prerrogativa dele, para iniciar os trabalhos. Os nomes devem ser divulgados ainda nesta semana”, explica Ângelo.

A reportagem procurou o prefeito Zé Cabelo, que atendeu as ligações, mas disse que só poderia se manifestar posteriormente.

Nos siga no Google Notícias