ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Após indicativo, enfermeiros suspendem greve em hospitais de Dourados

Zana Zaidan | 12/12/2013 15:53

Após indicativo de greve dos enfermeiros do Hospital da Vida e Hospital Evangélico, ambos em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, os 250 profissionais que atuam nas duas instituições de saúde definiram em assembléia-geral realizada hoje (12) a suspensão a paralisação que começaria amanhã.

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores da área de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul), que representa os enfermeiros do Estado, conseguiu negociar com a prefeitura da cidade o pagamento dos salários que estavam atrasados. Segundo a secretária-geral da entidade, Helena Delgado, os valores, que deveriam ser depositados no dia 6, devem cair ainda hoje na conta dos trabalhadores.

Foi constatado, conforme o Siems, que a ABD (Associação Beneficente Douradense) - mantenedora das duas unidades de saúde – foi responsável pelo atraso. A associação justificou o não-pagamento sob alegação de que o Ministério da Saúde não havia repassado a verba da folha de pagamento dos enfermeiros dos hospitais.

Por isso, Delgado solicitou reunião com o secretário municipal de Saúde de Dourados, Sebastião Nogueira, que informou que o recurso estava retido porque a ABD não havia enviado a prestação de contas dos hospitais em tempo hábil, além de apresentar a Certidão Negativa de Débitos vencida. Ambos documentos são requisitos para recebimento de verbas do SUS.

“O secretário me mostrou os documentos apresentados, e notamos que há um descaso por parte da Associação para com os enfermeiros”, aponta Delgado.

Salários na corda bamba – Até o momento, a ABD não havia regularizado a situação junto à prefeitura. No entanto, com o indicativo de greve, a secretaria de Saúde optou por liberar o dinheiro. “Ele disse que, desta, vez, vai pagar os salários para evitar um caos no andamento dos hospitais, confiando que a Associação vai apresentar a prestação de contas”, explica.

“Mas já deixou bem claro que, se no mês que vem esta situação se repetir, os salários não serão depositados”, acrescenta a representante dos enfermeiros.

Nos siga no Google Notícias