ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após interdição de Unei, Sejusp tenta achar vagas para adolescentes

Vinícius Squinelo | 29/10/2013 22:48

Com a interdição da Unei (Unidade Educacional de Internação) Laranja Doce, em Dourados, por determinação do juiz da Vara da Infância e Juventude de Dourados, Zaloar Murat Martins, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado) afirmou que cumprirá a decisão de não receber novos adolescentes e que os menores que serão apreendidos dependerão de decisão judicial.

Segundo a assessoria da Sejusp, em nota enviada ao site Dourados News, a unidade não receberá os adolescentes infratores, porém continuará em atividade e não haverá transferências, “em relação as vagas na unidade, quem faz o encaminhamento é o poder judiciário. As vagas não são da Unei, são determinadas pelo judiciário”.

A Sejusp também informou que, dependendo de cada caso, se não houver vaga em Dourados o juiz da comarca poderá transferir os adolescentes para as unidades em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. “A transferência de vaga é comarca para comarca, então o juiz terá que encaminhar um pedido para outro juiz, mas deve-se aguardar cada caso”, ressaltou a assessoria.

De acordo com a assessoria, quando um caso envolve menores há prioridade, contudo não é todo o crime, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que o menor tem que ser apreendido, “existem dois casos: os restritivos de liberdade e as medidas que podem ser cumpridas em liberdade ou prestações de serviços; cerca de 30% das decisões são restritivas de liberdade”, ainda conforme o Dourados News.

O principal fator da interdição é do número de menores na unidade, hoje há 58 internos enquanto a capacidade ideal é de 44. Então os adolescentes permanecerão na Unei durante o tempo que for determinado pelo juiz e sairão no curso normal do tempo, até a unidade ter a quantidade ideal de internos.

Nos siga no Google Notícias