ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após morte por dengue, Saúde de Ladário investiga se houve falha em atendimento

Mariana Lopes | 25/04/2014 19:06

A Secretaria de Saúde de Ladário investiga se houve falha no atendimento médico à jovem Fernanda Mattas, 24 anos, que morreu na última quarta-feira (23), vítima de dengue hemorrágica. Até agora, o município tem 80 casos da doença notificados e 12 confirmados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cleber Colleone, é preciso entender qual cronologia dos acontecimentos e averiguar se a jovem chegou a ser atendida pela saúde pública, para então apontar se houve alguma falha.

Contudo, até o momento, não há informação de que tenha registro de que a família de Fernanda tenha procurado atendimento em unidades de saúde do município. Pelo o que consta, ela ficou internada na Santa Casa de Corumbá, em plano particular.

De acordo com Colleone, no dia 8 de abril, o pai de Fernanda teria entrado em contato com a Secretaria de Saúde solicitando que recolhessem o cachorro que ele tinha, pois o animal estava com suspeita de leishmaniose.

Uma equipe da Saúde foi até a casa da família, comprovou os sintomas no cachorro e recolheu o animal, levando-o para ser sacrificado. No mesmo período, Fernanda foi internada também com suspeita da doença.

“Estamos investigando a cronologia dos fatos, pois tem datas que não estão batendo com outras informações que temos a respeito das datas, e na casa também não havia sinal de focos de dengue”, explica o secretário.

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Ladário foi até ao hospital onde a jovem ficou internada para ter acesso ao prontuário médico dela, afim de saber sobre a investigação do óbito.

Paralelamente, a secretaria tem feito ações intensivas no combate à dengue no município. “Continuamos com as ações de rotina nas unidades de saúde e nas casas, como é feito durante todo o ano, além dos mutirões”, afirma Colleone.

Os dois últimos mutirões, realizado no final do ano passado e em março deste ano, a primeira em parceira com a Marinha e a segundo com o Exército, foram recolhidos mais de 7 mil quilos de materiais com foco de dengue e aproximadamente 300 pneus, em cada uma.

Outra ação com a Marinha está programada para dos dias 18 a 20 de maio, para finalizar o período de chuva. Neste mutirão, também será feito um pente fino no bairro Nova Aliança, onde Fernanda morava, segundo o secretário.

Nos siga no Google Notícias