ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após mortes de bebês, Conselho de Saúde discute convênio com maternidade do HU

Reunião extraordinária às 14h desta segunda-feira vai debater também a proposta da presidente do órgão, de devolução do hospital para o município de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 21/09/2015 11:19

O Conselho Municipal de Saúde faz reunião extraordinária às 14h desta segunda-feira (21) para discutir as mortes de bebês ocorridas nas duas últimas semanas em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Três gestantes, uma delas esperando gêmeos, procuraram o conselho para denunciar falta de atendimento no HU (Hospital Universitário) administrado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A maternidade do HU é a única de referência para partos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na região de Dourados.

Ao Campo Grande News, a presidente do Conselho de Saúde, Berenice Machado, afirmou que a reunião será para analisar o convênio existente entre o município e o HU para atendimento a pacientes do SUS, mas vai discutir também a possibilidade de devolução do hospital para a prefeitura.

Em 2008, o então prefeito, Laerte Tetila (PT), transferiu a administração do HU para a UFGD. Berenice disse que a medida foi um erro. Segundo ela, a maternidade do HU está sendo alvo de denúncias constantes de violência obstétrica. “As mães chegam com dores, mas eles mandam a gestante para casa e o bebê acaba ido a óbito”, afirmou.

A presidente do Conselho de Saúde acusa o HU de não cumprir o contrato para atendimento de pacientes do SUS e diz que a situação se agravou com a nova direção.

“Negam vaga o tempo todo, brincam com a vida das pessoas. Eles se escondem atrás da porta fechada e recebem quem eles querem. Vamos lutar para o hospital voltar para o município, já que não cumpre a finalidade. Querem só o ensino e não estão nem aí com a assistência”, afirma Berenice.

O Hospital Universitário negou a recusa de pacientes e disse que as gestantes que procuraram o conselho foram atendidas, mas prometeu verificar as denúncias.

Nos siga no Google Notícias