ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após ônibus pegar fogo, prefeitura de Corumbá vai abrir nova licitação

Vinícius Squinelo | 07/01/2014 19:57
ônibus ficou totalmente destruído (foto: Fernando Victório/Diário Corumbaense)
ônibus ficou totalmente destruído (foto: Fernando Victório/Diário Corumbaense)

Um dia depois de um incêndio destruir um ônibus no bairro Jardim dos Estados, a Prefeitura de Corumbá decidiu revogar o processo licitatório para escolha de uma nova empresa concessionária do serviço de transporte coletivo de passageiros e abrir nova licitação.

Lançado em julho do ano passado, o edital foi embargado na Justiça pela Viação Canarinho no final de setembro. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (7), pela diretora-presidente da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transportes), Silvana Ricco, e pelo procurador geral do Município, Júlio César Pereira da Silva.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, a expectativa do Executivo Municipal é que o novo edital fique pronto ainda este mês. Com ele, o Município invalida o anterior e pede na Justiça a revogação da liminar que suspendeu o processo licitatório lançado em 2013.

“Temos estudos que dão conta que o edital se mostra, de certa forma, oneroso para a prestação de serviço pelas empresas. Bem por isso, embora oito empresas tivessem manifestado interesse em participar do processo licitatório, até a data da concessão da liminar [30 de setembro], nenhuma tinha comparecido para visita técnica. Isso nos levou a fazer um novo estudo, que está em andamento para que seja publicado novo edital. Para publicar novo edital, vamos revogar o anterior e pedir a revogação da liminar que impedia o processo licitatório. Será um edital com novas bases acrescentando a prestação de serviço do transporte rural, que não constava no edital anterior. Com isso, esperamos, não só revogar a decisão que impedia a realização da licitação como possibilitar participação de maior número de empresas no processo”, esclareceu o procurador geral, durante entrevista coletiva na sede da Agetrat.

O Município deve se propor a subsidiar o serviço para garantir que os moradores das três linhas rurais não fiquem sem transporte coletivo. “Vamos prever no edital, que em caso de déficit financeiro nas linhas rurais, o Município vai aportar recursos para subsidiar, de forma que a empresa opere e garanta a continuidade, qualidade do serviço aos usuários e modicidade da tarifa”, antecipou Júlio César Pereira.

A melhora do serviço para o usuário se dará a partir da assinatura de um novo contrato de concessão, argumentou o procurador. “O que estamos fazendo é um novo processo licitatório, a gente substituiria esse contrato precário [de 1985, que ainda tem ação de manutenção que não transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF)] por um novo contrato de concessão, decorrente de um processo licitatório que estamos tentando fazer”, observou. “Vamos revogar aquele processo que instauramos em julho de 2013, publicar um novo, pedir a perda do objeto daquele processo que impede a licitação e iniciar novo processo. Vamos publicar novo edital para fazer um novo processo licitatório. Cumpridas as etapas, teremos oportunidade de celebrar contrato de concessão que vai substituir, sem quebrar a continuidade do serviço, o contrato precário que já se arrasta desde 1985”, afirmou. Esse novo procedimento seguirá todas as normas legais e a estimativa é tê-lo concluído em setembro de 2014. Júlio acredita que o novo edital fique pronto em uma semana, ainda conforme o Diário Corumbaense.

Segundo ele, até a conclusão de todo o processo a Agetrat vai seguir fiscalizando o serviço na cidade. “O que a Agência pode fazer, e vem efetivamente fazendo, é fiscalizar o transporte, orientar e notificar. Só em dezembro do ano passado foram mais de 450 notificações que a empresa teve. Até que tenhamos novo contrato, o que a Agetrat faz é fiscalizar, notificar e orientar para que preste melhor serviço”, reforçou.

Nos siga no Google Notícias