ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após ouvir produtores de áreas ocupadas, CPI encerra “agenda secreta” hoje

CPI que investiga atuação da Funai e do Incra na demarcação de terras no país está em MS desde segunda e foi criticada por índios

Helio de Freitas, de Dourados | 10/06/2016 10:25

Após reuniões sigilosas em Amambai e Dourados, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada pela Câmara dos Deputados para investigar a atuação da Funai e do Incra na demarcação de terras indígenas e quilombolas encerra nesta sexta-feira (10) as diligências realizadas desde segunda-feira em Mato Grosso do Sul.

Criticadas pelo Conselho do Aty Guasu Guarani-Kaiowá, que chamou de "sorrateira" a presença da CPI no Estado e disse que a comissão “se arrasta como cobra no mato”, as diligências foram mantidas em sigilo. Os locais em que os representantes da CPI estiveram, datas e horários não foram informados à imprensa.

Segundo a assessoria de imprensa da sub-relatora, deputada sul-mato-grossense Tereza Cristina (PSB), que comanda o trabalho em MS, o sigilo foi adotado por medida de segurança e para não causar tumulto nos locais em que a parlamentar e os técnicos estariam.

Sitiantes ouvidos – Em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, a CPI fez reunião na quarta-feira à tarde, na Câmara de Vereadores, em horário fora do expediente do Legislativo douradense, que funciona apenas no período da manhã.

O Campo Grande News apurou que na audiência, Tereza Cristina ouviu o depoimento de proprietários de sítios ocupados há mais de três meses por índios guarani-kaiowá nos arredores da reserva de Dourados.

Entre os sitiantes que narraram o drama pelo qual passa com as invasões estava Vanilda Valintin, que desde 5 de março está fora de sua casa com o marido e os filhos pequenos porque o sítio da família foi invadido por índios que reivindicam a demarcação de terras na região norte do município.

Críticas – Na quarta-feira, o Conselho do Aty Guasu Guarani-Kaiowá entregou carta ao MPF (Ministério Público Federal) em Dourados criticando a presença da CPI no Estado.

Na carta, as lideranças do Aty Guasu – organização política formada pelos guarani-kaiowá de Mato Grosso do Sul – afirmam que os índios não foram informados das atividades da CPI e temem que as investigações se limitem a ouvir “um lado só”, em referência a possíveis encontros com produtores e sindicatos rurais.

Nos siga no Google Notícias