ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após primeiras cassações, população se mobiliza contra outros vereadores

Helio de Freitas, de Dourados | 13/01/2015 10:39
Moradores de Naviraí acompanham em telão instalado em frente à Câmara o discurso de Marcus Douglas, que renunciou ao mandato (Foto: Reginaldo de Souza)
Moradores de Naviraí acompanham em telão instalado em frente à Câmara o discurso de Marcus Douglas, que renunciou ao mandato (Foto: Reginaldo de Souza)

A cassação de três vereadores por corrupção e a renúncia de outro, também apontado como integrante do esquema montado na Câmara de Vereadores de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, não vão encerrar a mobilização da população local para tirar do poder todos os acusados que ainda possuem mandato no Legislativo. Líderes do movimento ouvidos pelo Campo Grande News afirmam que agora o objetivo é protestar para que outros três, já afastados, sejam cassados nos próximos dias.

A segunda-feira, 12 de janeiro de 2015 vai entrar para a história política da cidade de 50 mil habitantes. Após uma grande mobilização dos moradores, que chegaram a acampar em frente ao prédio do Legislativo, a Câmara cassou o mandato do ex-presidente Cícero dos Santos, de Adriano José Silvério e de Carlos Alberto Sanchez, o Carlão. Marcus Douglas Miranda chegou a fazer sua própria defesa em plenário, mas renunciou ao mandato assim que terminou o discurso.

Com o resultado da sessão de ontem, dos oito vereadores que se tornaram réus após a Operação Atenas, da Polícia Federal, três foram cassados, dois renunciaram (Solange Melo tinha renunciado em novembro, quando ainda estava presa) e três ainda serão julgados em plenário – Elias Alves (Pros), Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PR).

A pecuarista Lucia Helena Virote, que também montou acampamento em frente à Câmara, disse que a população precisa continuar atenta, para cobrar a cassação dos outros envolvidos no esquema de corrupção e manter a vigilância sobre os demais, para que outro escândalo político não volte a acontecer.

Nova fase – Para o vereador Antonio Carlos Klein (PDT), que agora se torna titular na vaga de Adriano José Silvério, está confiante em uma nova fase da política local: “reescrevemos a história. A partir de agora a política de nossa cidade toma novos rumos, de ética e honestidade”, afirmou ao Campo Grande News.

Klein chegou a presidir a primeira fase da Comissão Processante que culminou com a cassação e renúncia de quatro acusados, mas deixou o cargo por ser “parte interessada”. Foi dele também a iniciativa para acabar com o voto secreto. A votação de ontem foi aberta.

Márcio Scarlassara (PSDC), que presidiu a Comissão Processante e votou pela cassação de Adriano, Cícero e Carlão, também comanda a investigação contra Elias, Gean e Vanderlei. Segundo ele, após sessão de ontem as atenções agora ficam voltadas para a outra comissão, que deve concluir o relatório ainda neste mês.

Marcus Douglas discursou na Câmara, disse que corrupção faz parte da política e renunciou ao mandato (Foto: Reginaldo de Souza)
Marcus Douglas discursou na Câmara, disse que corrupção faz parte da política e renunciou ao mandato (Foto: Reginaldo de Souza)
Nos siga no Google Notícias