ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Após três anos inativa, Guarda Mirim aprova 1ª turma com 113 integrantes

Lista dos aprovados foi divulgada nesta segunda-feira e aula inaugural da primeira turma da Guarda Mirim será dia 10

Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2015 09:19
Idealizadores da nova Guarda Mirim de Dourados fizeram churrasco para arrecadar dinheiro (Foto: Divulgação)
Idealizadores da nova Guarda Mirim de Dourados fizeram churrasco para arrecadar dinheiro (Foto: Divulgação)

Recriada em 2015 após três anos inativa, a Guarda Mirim de Dourados divulgou nesta segunda-feira (26) a relação dos aprovados após as provas teóricas e testes de aptidão física e psicológico, realizados neste mês.

Antes chamada Patrulha Mirim, a corporação formada por adolescentes de 13 a 16 anos já teve papel importante na cidade, localizada a 233 km de Campo Grande, e foi a primeira oportunidade de emprego de milhares de jovens douradenses, mas estava desativada após se afundar em dívidas e denúncias contra os ex-dirigentes.

De acordo com a nova Guarda Mirim, foram convocados 113 candidatos que vão compor a primeira turma, sendo 76 do sexo masculino e 37 meninas. O grupo inicia as atividades em novembro.

A aula inaugural da primeira turma, que vai homenagear o coronel Francisco Libório da Silveira, ex-comandante da Polícia Militar em Dourados, será no dia 12 de novembro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a participação dos selecionados e familiares, e das autoridades que colaboram com a organização da Guarda.

João Frazão, presidente da Guarda Mirim, disse que a diretoria conseguiu concluir a primeira fase do processo com sucesso. “Também realizamos o primeiro churrasco beneficente para iniciar as ações com a turma e estamos preparando um show de prêmios para o começo dos trabalhos”, afirmou.

O edital com a relação dos aprovados e as datas para apresentação da documentação, formalizando a matrícula oficial, está publicado na página da Guarda Mirim pelo Facebook: https://www.facebook.com/guarda.mirim.984/photos/pcb.801012166676013/801011266676103/?type=3&theater.

Frequência na escola – Os adolescentes que se inscreveram para a Guarda Mirim precisaram comprovar frequência na escola e só puderam participar quem cursa no mínimo a quinta série do ensino fundamental e cuja família tem renda de até três salários mínimos.

A Guarda Mirim vai funcionar de forma provisória no estádio Douradão. Os alunos selecionados na primeira fase vão frequentar curso de formação com duração de seis meses. Um policial militar será o instrutor da turma, que receberá noções em dez disciplinas, entre as quais de direito, disciplina, informática e trânsito.

Após a formação, a Guarda Mirim quer firmar parceria com empresas privadas para oferecer estágio aos alunos. Outras metas da diretoria é reformar a antiga sede, no Jardim João Paulo II, e reassumir o controle do estacionamento rotativo no centro, feito atualmente por uma empresa privada, contratada pela prefeitura. Os guardas mirins de Dourados já tomaram conta da Zona Azul, até o início dos anos 2000.

Nos siga no Google Notícias