ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após três mortes por gripe, equipe de saúde promete reforçar atendimento

Suspensão das aulas em escolas públicas chegou a ser discutida em reunião hoje de manhã, mas medida foi descartada por enquanto

Helio de Freitas, de Dourados | 16/05/2016 16:25
Reunião hoje em Naviraí discutiu ações para conter epidemia de gripe (Foto: Divulgação)
Reunião hoje em Naviraí discutiu ações para conter epidemia de gripe (Foto: Divulgação)

As aulas das escolas públicas de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande, serão mantidas, mesmo com o risco de uma epidemia de gripe transmitida pelo vírus H1N1. A suspensão do calendário letivo chegou a ser discutida no município, mas em reunião hoje, autoridades municipais decidiram manter as aulas.

Diretores e coordenadores de escolas estaduais e municipais participaram da reunião. Segundo a prefeitura, diante de vários boatos referentes a uma epidemia do vírus H1N1, moradores e autoridades ficaram em alerta e foi cogitada a suspensão das aulas.

“A recomendação é para que à população evite levar filhos que estiverem gripados para as escolas”, afirmou a prefeitura, em nota.

A gerente de Saúde de Naviraí, Anelize Coelho, disse que o hospital municipal está preparado para atender a população que for às unidades de saúde na busca de tratamento.

“Temos medicamento, médicos, enfermeiros equipados com máscara, luvas e avental para proteger pacientes e funcionários”, afirmou a gerente.

Ela lembra que o importante é orientar os moradores a tomarem medidas simples em casa, que podem prevenir o vírus H1N1. “As pessoas devem lavar as mãos com frequência durante o dia e usar álcool em gel, deixar as portas e janelas de casas abertas, bem como evitar o uso de pano para higiene nasal”, explicou Anelize.

De acordo com dados oficiais do Lacen/MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), até a manhã desta segunda-feira foram notificados 12 casos de H1N1 em Naviraí, sendo dez confirmados e dois descartados. Três mulheres, com idade de 66, 59 e 56 anos morreram na semana passada.

Daniela Queiroz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, informou que a intenção da saúde pública de Naviraí é vacinar nove mil pessoas dos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde.

Devem tomar a vacina crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. “Até sexta-feira, 60% dessa população dessa faixa receberam a vacina”, disse Daniela.

Nos siga no Google Notícias