ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Aquidauana decreta emergência por causa da chuva e agora são 31 cidades

Priscilla Peres | 22/01/2016 11:07
Ruas da cidade ficaram totalmente inundadas e moradores tiveram que dar um jeitinho para sair de casa. (Foto: Fernando Antunes)
Ruas da cidade ficaram totalmente inundadas e moradores tiveram que dar um jeitinho para sair de casa. (Foto: Fernando Antunes)

O número de municípios em situação de emergência devido as fortes chuvas tem aumentado a cada dia. Aquidauana - distante 135 km de Campo Grande, fez o decreto hoje (22) e agora são 30 cidades na lista de prejudicadas pelas questões climáticas.

Aquidauana é o município que até agora mais sofreu com as chuvas. Cerca de 100 pessoas tiveram que sair de suas casas e buscar abrigo em órgão públicos, principalmente devido a cheia do rio Aquidauana, que chegou a estar 6,29 metros acima do normal.

No último dia 15, o Campo Grande News foi até o município e viu de perto a situação dos moradores. Além da dificuldade de quem mora na cidade e teve a casa inundada pela água, na área rural o drama são as pontes que caíram e a estrada em péssimas condições.

Na época, o secretário de gestão do município, Ernandes Peixoto, disse que para ter acesso aos assentamentos, é preciso realizar um desvio de 60 km. "Os moradores dos assentamentos que precisarem ir para Campo Grande ou Aquidauana, devem pegar uma estrada que vai até Nioaque, o que aumenta 60 km no trajeto", informa.

A reportagem mostrou que as cheias do rio são constantes por lá. Há relatos de que, antes mesmo da década de 1960, essas águas chegaram a ultrapassar 10 metros de altura.

Praticamente todos os municípios da região sul do Estado já decretaram emergência, devido as chuvas contantes desde novembro. Nesta semana a União reconheceu emergência em mais quatro cidades do Estado, somando 18.

Nos siga no Google Notícias