A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

20/11/2011 21:24

Assentados de São Gabriel do Oeste denunciam falta de água e luz

Fabiano Arruda
Pelo menos 218 famílias moram nos assentamentos Itaqui e Patativa. (Foto: Divulgação)Pelo menos 218 famílias moram nos assentamentos Itaqui e Patativa. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 218 famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa, em São Gabriel do Oeste, reclamam da precariedade para moradia com estradas precárias, falta de água e energia elétrica.

Veja Mais
Justiça determina instalação de rede de esgoto em Nova Alvorada do Sul
Pistoleiro morre baleado durante confronto com a polícia do Paraguai

Segundo relato, crianças têm de trafegar a pé para chegar ao ponto de transporte escolar municipal e, conforme uma mãe, “virou rotina achar cobras pelo caminho”.

Uma das reivindicações é a abertura de estrada para que o ônibus entre no assentamento.

Os trabalhadores rurais, que produzem grãos, frutas, legumes e criam gado leiteiro e de corte, reclamam ainda que falta crédito rural aos assentamentos.

“Como estas pessoas podem plantar, criar e sobreviver sem água? Como tirar o sustento da terra se não tem o mínimo de infraestrutura?”, questiona o vereador Rosmar Alves.

“O Incra fez o sorteio e cada um fez o seu barraco do jeito que pode. Ainda nem recebemos o CCU (Contrato de Concessão de Uso). Temos pouca ajuda para gradear a terra, vem pouca máquina da prefeitura e cada família ainda paga R$ 60. Cestas básicas, quando tem, é o padre que fornece”, revela o líder do assentamento Itaqui, Gersino de Lima.

Por ser domingo, não foi possível ouvir Prefeitura de São Gabriel do Oeste e Incra sobre o assunto.

Justiça determina instalação de rede de esgoto em Nova Alvorada do Sul
A Sanesul e a prefeitura de Nova Alvorada do Sul - cidade localizada a 120 km de Campo Grande - terão que criar no município rede coletora e estação ...
Médico nega que tenha abandonado pacientes e diz que foi autorizado a sair
O médico Carlos José da Costa Duran, de 41 anos, nega que tenha abandonado o plantão no hospital e maternidade Idimaque Paes Ferreira, o único em Rio...



nós aqui do assentamento em fama rio vede ms,74 lotes mas 300 moradores, sem água e energia elétrica ha mais de 3 anos... os políticos aqui aparecem só em época de campanha....
 
ronivon alvarenga em 05/08/2013 09:40:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions