ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Assentados de São Gabriel do Oeste denunciam falta de água e luz

Fabiano Arruda | 20/11/2011 21:24
Pelo menos 218 famílias moram nos assentamentos Itaqui e Patativa. (Foto: Divulgação)
Pelo menos 218 famílias moram nos assentamentos Itaqui e Patativa. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 218 famílias dos assentamentos Itaqui e Patativa, em São Gabriel do Oeste, reclamam da precariedade para moradia com estradas precárias, falta de água e energia elétrica.

Segundo relato, crianças têm de trafegar a pé para chegar ao ponto de transporte escolar municipal e, conforme uma mãe, “virou rotina achar cobras pelo caminho”.

Uma das reivindicações é a abertura de estrada para que o ônibus entre no assentamento.

Os trabalhadores rurais, que produzem grãos, frutas, legumes e criam gado leiteiro e de corte, reclamam ainda que falta crédito rural aos assentamentos.

“Como estas pessoas podem plantar, criar e sobreviver sem água? Como tirar o sustento da terra se não tem o mínimo de infraestrutura?”, questiona o vereador Rosmar Alves.

“O Incra fez o sorteio e cada um fez o seu barraco do jeito que pode. Ainda nem recebemos o CCU (Contrato de Concessão de Uso). Temos pouca ajuda para gradear a terra, vem pouca máquina da prefeitura e cada família ainda paga R$ 60. Cestas básicas, quando tem, é o padre que fornece”, revela o líder do assentamento Itaqui, Gersino de Lima.

Por ser domingo, não foi possível ouvir Prefeitura de São Gabriel do Oeste e Incra sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias