ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Assentados firmam parceria com prefeitura para doação de hortaliças

Liana Feitosa | 11/02/2016 11:40
O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por ações de reforma agrária nesse município. (Foto: Direto das Ruas)
O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por ações de reforma agrária nesse município. (Foto: Direto das Ruas)

Líderes de um acampamento onde moram 325 famílias de produtores rurais, nas margens da BR-163 em Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande, se reuniram na manhã desta quinta-feira (11) com o prefeito da cidade, Juvenal Neto (PSDB), para discutir necessidades e cooperações. Os assentados querem doar hortaliças, produzidas no acampamento, para a prefeitura.

Segundo Rodionei Merlin, que compõe a diretoria estadual de assentados rurais, a reunião pacífica contou com a presença de cerca de 100 acampados, além de lideranças do município e do acampamento. O encontro foi promovido para apresentar demandas à prefeitura e traçar metas para este ano.

Conversa - O grupo, que vive nas margens da BR-163 há 2,5 anos, luta por reforma agrária nesse município e está em negociação com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Enquanto aguarda por terras, negocia com o poder público.

"Estamos fazendo essa parceria com os produtores. Inclusive, vamos ceder um espaço para os produtores do assentamento poderem comercializar em uma feira livre que temos aqui aos sábados à noite, voltada ao pequeno produtor", detalha o prefeito.

Os assentados começarão neste mês a produzir hortaliças para consumo próprio e comercialização, mas quer ceder parte do que for produzido para o hospital e creches da cidade.

Benefícios - "Essa é uma parceria produtiva e positiva, tanto para o município, para a população e, principalmente, para eles também. Vamos estreitar esses laços e vemos com alegria essa parceria", analisa o gestor municipal.

"Essas são pessoas que estão aqui e são daqui e tem suas demandas. Desde que o movimento se instalou na cidade, estamos atendendo dentro que do que é possível à prefeitura, dentro do que a lei permite", explica o prefeito.

Nos siga no Google Notícias