ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Assentados que tomavam água contaminada terão sistema de abastecimento

Zana Zaidan | 10/01/2014 14:23
Poços foram perfurados pela Funasa/MS em parceria com o Incra/MS (Foto: Divulgação)
Poços foram perfurados pela Funasa/MS em parceria com o Incra/MS (Foto: Divulgação)

O assentamento São Gabriel, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, recebeu três poços para distribuição e abastecimento de água. Até então, pelo menos 300 famílias de assentados recorriam a uma nascente próxima, porém contaminada, e a caminhões pipa.

Após tentativas de implantação de um sistema de abastecimento, a água não chegava a todas as casas, e quando chegava, não atendia a todas as necessidades diárias. Agora, os poços levarão água adequada para consumo humano a todos os moradores para, assim, evitar problemas de saúde provocados por contaminação.

O trabalho foi feito pela Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul) em parceria com o Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), por meio de obra direta.

Os dois primeiros poços perfurados têm 44 metros de profundidade cada. Ambos apresentam vazão de 23 m³/h (metros cúbicos de água por hora). O terceiro foi perfurado com profundidade de 172 metros e tem vazão de seis mil litros de água por hora.

Para o superintendente da Funasa/MS, Pedro Teruel, o objetivo é evitar problemas de saúde por causa de água contaminada, pois sem saúde a população recorre aos hospitais e postos de saúde, o que aumenta os gastos públicos. “A Funasa está sempre pronta para ajudar no que for necessário para melhorar a qualidade de vida dos assentados, e consequentemente, as condições de trabalhos que lá são desenvolvidos para geração de renda”, comenta Teruel.

Nos siga no Google Notícias