ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Atribuições da Guarda só serão alteradas se lei permitir, garante Paulo Duarte

Zana Zaidan | 04/02/2014 18:51

A lei que altera as atribuições da Guarda Municipal de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, só será sancionada pelo Executivo após parecer da Procuradoria Jurídica do município. O prefeito Paulo Duarte (PT) quer garantir que a mudança esteja dentro da lei.

“Vamos aguardar que a Procuradoria se manifeste e novas atribuições entrarão em vigor somente se a Constituição Federal permitir, tudo amparado pela lei. Não queremos transformar essa questão em um impasse jurídico”, afirma Duarte. O prefeito espera que o parecer seja concluído até o final deste mês.

O “impasse” trata-se de uma recomendação do Ministério Público Estadual, que defende que a matéria, relativa à defesa da ordem pública, é de atribuição exclusiva da União. O promotor que elaborou o documento, Luciano Anechini Lara Leite considera, ainda, que a Guarda não tem efetivo suficiente para a função extra de proteger a população.

Por outro lado, Duarte considera que sancionado o projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, o contingente da Polícia Militar teria na Guarda “uma parceira” para atuar na segurança de Corumbá. Com os nomeados, a cidade hoje conta com 230 guardas municipais.

“Corumbá é uma cidade de fronteira e, assim como em qualquer lugar do Brasil, tem suas deficiências de efetivo e equipamentos de segurança. Independente da recomendação do MP, vamos aguardar a análise jurídica e sancionar a lei aprovada pela Câmara seguindo os trâmites da lei”, reforça o prefeito.

Nos siga no Google Notícias