ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Audiência pública vai discutir suspensão da pesca de dourado e cachara em MS

Elci Holsback | 24/02/2017 15:33
Lei de 2012 já suspendia pesca de dourado em rios de MS (Foto: Diário Corumbaense)
Lei de 2012 já suspendia pesca de dourado em rios de MS (Foto: Diário Corumbaense)

A proibição da pesca dos peixes das espécies dourado e cachara nos rios de Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, além do transporte de iscas vivas será mais uma vez debatida no município.

Audiência Pública sobre o assunto está agendada para 19 de maio e foi anunciada pelo vereador e primeiro secretário da Câmara. Rufo Vinagre (PR), segundo informações do site Diário Corumbaense.

 “Temos que debater amplamente estes assuntos com todos os segmentos ligados ao setor da pesca, inclusive pesquisadores e políticos que estão tratando dos temas já há algum tempo. Somente após isto é que os projetos vão a plenário para a discussão final”, disse o vereador.

O projeto que trata da proibição da pesca do Dourado e Cachara tramita na Câmara de Corumbá, de autoria do vereador Rufo Vinagre trata também da proibição do embarque, transporte, comercialização, industrialização e a guarda dessas duas espécies.

A proibição não será aplicada à pesca de subsistência , aquela praticada pela população ribeirinha, ou por pessoas que se dedicam à atividade pesqueira para consumo doméstico ou produto de troca sem fins lucrativos.

De acordo com o projeto, a proibição enquadra ainda o transporte de isca viva capturada na bacia hidrográfica do Pantanal de Corumbá, para comercialização em outras regiões, inclusive no exterior.

A proposta prevê que somente poderão ser transportadas para comercialização fora do município, iscas vivas provenientes de criatórios, devidamente autorizados pelos órgãos competentes.

Os pescadores profissionais cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura, assim como os que praticam a pesca de subsistência, pela proposta, poderão capturar isca viva, mas não podem comercializar e transportar o excedente para empresas fora do Município. 

Proibição - A pesca de dourado já estava proibida em rios de algumas regiões do Estado, em cumprimento à Lei Municipal nº 2.237/2011, que prevê a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe dourado por cinco anos, a contar de janeiro de 2012, com o objetivo de proteger os estoques do peixe na região. A validade da lei expirou em 31 de janeiro de 2017.

Em novembro de 2016, reunião entre entidades, empresários e vereador, realizada em Campo Grande, debateu os possíveis impactos ambientais e econômicos da proibição da pesca. Um dos principais pontos discutidos na reunião, na época solicitada pelo vereador corumbaense Chicão Viana (SD) foi a queda no número de peixes da espécie e a busca por alternativas que mantenham a preservação da espécie.

"Há anos os pescadores reclamam da queda drástica no número de peixes na região e precisamos avaliar de que modo podemos ajudar a solucionar o problema, se é proibindo a pesca,se a causa é o excesso de iscas saindo do município ou se são as cheias. Precisamos preservar a natureza e ter um turismo rico na cidade", comentou o vereador na época.

PMA (Polícia Militar Ambiental), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e Associação dos Pescadores Esportivos foram algumas das entidades participantes do debate.

Nos siga no Google Notícias