ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Audiência pública vai ouvir população sobre futuro de prédio histórico

Mariana Castelar | 04/05/2016 12:25
O Castelinho deve ser transformado em um espaço cultural (Foto: Divulgação)
O Castelinho deve ser transformado em um espaço cultural (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (10) a Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Inovação de Mato Grosso do Sul ) irá realizar uma audiência pública com o objetivo de ouvir a população sobre os anseios a respeito do Castelinho, prédio histórico de Ponta Porã – distante 323 km de Campo Grande, construído na década de 20.

Para o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação de Estado, Athayde Nery, o objetivo da audiência é dar voz à população. “A intenção é dar voz à comunidade, valorizar a identidade cultural da região e despertar o sentimento de pertencimento para que a população se aproprie do espaço”.

Na audiência será distribuído um questionário aos presentes sobre as ideias para o espaço. Elas também servirão como um instrumento de registro e inventário dos personagens e agentes históricos locais, assim como famílias e pessoas que possuam algum acervo de importância para a constituição da história regional.

Hoje, o prédio é de responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e deve ser transformado em um espaço cultural a ser definido em parceria com a população. A Sectei pretende também realizar oficinas de memória e história oral com o objetivo de documentar os relatos e informações dos moradores, registros que compõem parte do patrimônio intangível da cidade, conseguindo assim dar início a criação de uma cervo cultural que irá estar disponível publicamente nas futuras instalações.

Devido as suas características arquitetônicas de fortificação, a construção ficou conhecida como Castelinho. Em 1943, o local foi sede do governo do novo Território Federal de Ponta Porã. Ele foi tombado como patrimônio histórico pelo decreto 3.940, de 4 de Novembro de 1996.

Nos siga no Google Notícias