A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

23/06/2011 15:46

Banho de São João deve reunir milhares de andores; leitor poderá ver ao vivo

Paula Maciulevicius

Leitores podem conferir toda a programação do Arraial pelo Campo Grande News, em parceria com o site Tô Na Rede

Andores vão percorrer ladeira até o Rio Paraguai para o banho da imagem do santo. (Foto: Divulgação)Andores vão percorrer ladeira até o Rio Paraguai para o banho da imagem do santo. (Foto: Divulgação)

O Arraial de São João tem hoje o ponto mais importante da tradicional festa, o banho do santo. A festividade deve reunir milhares de andores que vão descer a Ladeira Cunha e Cruz levando as imagens em direção às águas do Rio Paraguai, no Porto Geral, em Corumbá.

O evento começou nesta quinta-feira e reuniu um público estimado de 10 mil pessoas, segundo o site Diarionline. Na noite de hoje, os leitores do Campo Grande News vão poder acompanhar, novamente, todas as atrações, pela transmissão ao vivo, direto de Porto Geral, a partir das 19h.

O link para acessar ficará disponível na página inicial do Campo Grande News. O trabalho é uma parceria com o site Tô Na Rede e a prefeitura de Corumbá.

A programação começa com a missa em louvor a São João Batista, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, às 19 h. Depois será realizado o tão esperado banho do santo, onde os andores descem a ladeira até o rio às 22h30. À meia-noite haverá um show pirotécnico com fogos.

A diversão da noite fica por conta dos grupos: Os Garotos, Maciel Correia, Marlon e Maciel, Grupo Renascer e Ramãozinho da Gaita, e Márcio Reis e Fabiano.

Para o banho do santo, os andores vão descer a Ladeira até o rio. A tradição segue até a madrugada do dia 24, com a previsão de que mais de 40 mil pessoas passem pelo Porto Geral.

Com respeito e devoção ao santo, os andores descem em ritmo carnavalesco, de um modo pantaneiro, a tradição vem da época da colonização da fronteira.

Durante a procissão pelas ruas da cidade, os fieis cantam “Deus te salve João, Batista sagrado. O teu nascimento nos tem alegrado”. Em seguida muda o ritmo, e o povo entoa “Se São João soubesse que hoje era o seu dia, descia do céu à terra, com prazer e alegria”.

A crença da Cidade Branca, como Corumbá é conhecida, é que a água do Rio Paraguai tem o mesmo poder curativo as águas do Rio Jordão, quando em contato com o santo. Depois do banho, o mastro é içado com o sapateado dos cururureiros, que entoam cânticos.

Os devotos entram na água e tocam a imagem. O andor retorna para a casa do festeiro, subindo a ladeira, e a tradição é de cumprimentar quem desce, até o começo do dia 24.

Das superstições juninas, São João também assume o papel de casamenteiro. As candidatas a subir ao altar precisa passar por baixo do andor do santo durante o banho do rio, para encontrarem o futuro esposo antes do próximo festejo.

Lojas vão estender horário de atendimento durante o mês de dezembro
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...
Esposa é presa ao tentar entregar pão recheado com maconha para detento
A esposa de um detento de Itaquiraí, distante 410 km de Campo Grande, foi presa na tarde de ontem (7) tentando entregar um pão recheado com maconha p...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions