A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

12/11/2014 08:41

Batayporã comemora nesta quarta-feira 51 anos

Viviane Oliveira
Batayporã comemora aniversário nesta quarta-feira. (Foto: Nova News) Batayporã comemora aniversário nesta quarta-feira. (Foto: Nova News)

O município de Batayporã, distante 311 quilômetros de Campo Grande, comemora nesta quarta-feira (12) 51 anos. Com poucos mais de 11 mil habitantes, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Paraná e tem a economia voltada para a agricultura e pecuária.

De acordo com o site Nova News, atualmente, a cidade vive um momento de pleno desenvolvimento, com empresas se instalando, tanto na região quanto às margens da rodovia MS-176, na saída para Nova Andradina e Anaurilândia.

O município é fruto do projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antônio Bata, que é fundador e idealizador de mais de oitenta cidades em todo o mundo. A cidade fica na área que pertencia a Companhia Viação São Paulo/Mato Grosso.

A primeira divisa demarcatória foi no Córrego Samambaia e o primeiro morador da região foi Venâncio Rodrigues de Abreu e a esposa Luciana Rodrigues de Abreu. A implantação do projeto que culminou com a criação da cidade teve início em 1953, na então Fazenda Samambaia, quando chegaram os primeiros moradores chefiados por Vladimir Kubik.

Mas foi em 1953, que o pequeno povoado foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Distrito de Bayporã e em 1957 começou a chegar os primeiros comerciantes como Luiz Antônio da Silva e Jonas Pedro Nunes. Por fim, no dia 12 de novembro de 1963, o distrito foi desmembrado de Nova Andradina e se tornou município.

O nome do município é a junção de dois termos guaranis, que juntos significam Água Boa do Bata, o último é o sobrenome de um dos criadores da cidade Jan Antônio, que admirava a qualidade da água disponível na região e pela belezas hidrográficas, como só rios Paraná e Samambaia.

Prefeitura perde na Justiça e terá que pagar retroativos a professores
Em decisão tomada por unanimidade pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a prefeitura de Ivin...
Após relato sobre caça e extração ilegal de madeira, PMA apreende arma
Após receber denúncias de extração ilegal de madeira e caça ilegal sendo praticadas em Ivinhema - município localizado a 282 km de Campo Grande -, um...
Falso médico é acusado de matar paciente em hospital do interior
O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou à Justiça e pediu a prisão do falso médico Marx Honorato Ortiz. Ele teria atuado no Hospital Municipal ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions