ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Cacique faz funcionário refém contra posse de diretora em escola indígena

Caroline Maldonado | 17/12/2015 15:38
Supervisor de Gestão Escolar, José Borges, está impedido de deixar a escola (Foto: O Pantaneiro)
Supervisor de Gestão Escolar, José Borges, está impedido de deixar a escola (Foto: O Pantaneiro)

A eleição de uma professora não-indígena para a direção de uma escola revoltou lideranças da aldeia urbana Aldeinha, em Anastácio, a 135 quilômetros de Campo Grande. Para protestar, desde a manhã de hoje (17) os índios fazem refém o supervisor de Gestão Escolar José Borges da Silva.

Eles solicitaram a presença da subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Dias de Souza Albuquerque, com quem negociam a liberação do funcionário, desde que seja feita nova eleição.

As lideranças não permitiram a entrada da professora eleita, Sueli Lopes de Oliveira, na Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva. Por isso, o supervisor foi até o local.

A subsecretária, que estava em Miranda, foi para Aldeinha e agora conversa com o cacique Eneias para ouvir as reivindicações. Ele disse à ela que vai liberar o supervisor caso seja encaminhado um documento à SED (Secretaria de Educação) solicitando anulação da última eleição para diretor. Várias pessoas da comunidade participam do encontro.

Segundo o jornal O Pantaneiro, os indígenas relataram que as cédulas não davam opção de voto na candidata desejada pela comunidade. Conforme o cacique, a recém eleita diretora não teria o procurado e já está contratando professores, causando desentendimento entre os índios.

Nos siga no Google Notícias