ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Camapuã e Paraíso das Águas comemoram aniversário nesta quarta

Renata Volpe Haddad | 30/09/2015 10:14
Camapuã celebra 67 anos de emancipação política. (Foto: Etevaldo Vieira/Camapuã News)
Camapuã celebra 67 anos de emancipação política. (Foto: Etevaldo Vieira/Camapuã News)

Os municípios de Mato Grosso do Sul, Camapuã e Paraíso das Águas comemoram aniversário nesta quarta-feira (30).

Camapuã, distante 133 km de Campo Grande, completa 67 anos de emancipação política. O município tem 13.616 habitantes. Segundo o Veja Folha, a região do município começou a ser colonizada em 1593, por jesuítas e paulistas, porém com a febre do ouro e as penetrações das bandeiras, o local foi abandonado.

O repovoamento de Camapuã ocorreu no século XX, quando a região já havia inúmeras e prósperas fazendas de criação de gado e agricultura.
Francisco Faustino Alves, Protázio Paulino de Melo, Joaquim Capestana, Benedito Bonfim, Camilo Bonfim e Lázaro Faustino, fazendeiros da região, solicitaram por intermédio da Prefeitura de Coxim a criação do Patrimônio de Camapuã.

Com isso, foi criada a Lei nº 845 de 3 de novembro de 1921, em que o Governo do Estado reservou 3,6 mil hectares para a povoação de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, João da Mota construiu no lugar, a primeira casa comercial.

Em 19 de maio de 1933 (pelo Decreto nº. 272) foi criado o Distrito de Paz de Camapuã, administrado pela Comarca de Coxim. O Decreto nº. 319, de 30 de outubro de 1933, reserva 500 hectares para o patrimônio da povoação de Camapuã, no Município de Coxim. A Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 transformou Camapuã em município.
Em 1977 o município passa a fazer parte do atual Estado de Mato Grosso do Sul.

Paraíso das Águas completa 3º aniversário nesta quarta-feira. (Foto: OCorreio News/Divulgação)
Paraíso das Águas completa 3º aniversário nesta quarta-feira. (Foto: OCorreio News/Divulgação)

Paraíso das Águas – Distante 275 km da Capital, o município iniciou as comemorações do seu 3º aniversário no dia 26 de setembro, com programação de inauguração de obras, atividades esportivas, culturais, desfiles, motocross, show pirotécnico e apresentações de diversos artistas, entre eles a dupla Felipe e Menon, ganhadores do concurso Gargantas de Ouro, exibido pelo Programa do Ratinho.

Nesta quarta-feira, a programação começou às 06h com alvorada festiva, seguido do passeio ciclístico. Há também reunião no Distrito de Bela Alvorada, com apresentação da Banda Musical e do Grupo da Capoeira.

Para encerrar as comemorações do seu 3º aniversário, às 19h, haverá missa solene em ação de graças por Paraíso das Águas.

Nos siga no Google Notícias