ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Câmara julga hoje mais dois vereadores afastados durante operação

Viviane Oliveira | 05/06/2015 07:45
 Célia Pinto e Justino Machado serão julgados hoje. (Foto: Rio Pardo News)
Célia Pinto e Justino Machado serão julgados hoje. (Foto: Rio Pardo News)

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, distante 103 quilômetros de Campo Grande, julga hoje a partir das 18h mais dois vereadores que podem perder o mandato por envolvimento na farra das diárias. Esta é a terceira sessão de julgamento que acontece na cidade. Célia Regina Rodrigues Ribeiro, conhecida por Célia Pinto (PSDB) e Justino Machado Nogueira (SDD) estão afastados dos cargos desde novembro de 2014 por determinação judicial.

No total de oito vereadores afastados, três já foram julgados e perderam os mandatos e dois renunciaram. O vereador Adalberto Alexandre Domingues, conhecido como Betinho, ex-presidente da Câmara e afastado diante da acusação de comandar a “farra das diárias”, renunciou ao mandato em fevereiro.

No dia 5 do mês passado, tiveram os mandatos cassados os vereadores Cláudio Roberto Siqueira Lins (PT do B) e Fabiano Duarte da Silva (SSD). No último dia 14, foi a vez do ex-vereador Antonino Ângelo da Silva (PSC), que foi cassado por dez votos favoráveis e uma abstenção. Já DionyErick de Souza (PROS), que também seria julgado no mesmo dia, renunciou pouco antes do inicio da sessão. O restante dos acusados serão julgados nos próximos dias.

Escândalo - No dia 4 de novembro, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e a Promotoria de Justiça deflagraram a Operação Viajantes, em Ribas do Rio Pardo.

Acusados de participação na "farra das diárias" o ex-presidente da Casa Adalberto Alexandre Domingues, o Betinho (PRTB), a vereadora Lucineide Friosi (PSC), o vice-presidente da Câmara Antonino Ângelo da Silva, Célia Regina Ribeiro, Cláudio Roberto Siqueira Lins, Diony Erick Lima, Fabiano Duarte de Souza e Justino Machado Nogueira foram afastados do cargo pelo Juiz da cidade.

De acordo com a investigação do Ministério Público Estadual, os vereadores faziam saques de dinheiro em um supermercado do município, pagavam pensão alimentícia com dinheiro público, forjavam relatórios de viagens e ensinavam os colegas a seguir com os esquemas fraudulentos. O grupo também é acusado de contratar empresas sem licitação ou por procedimentos licitatórios que não passavam de farsa, para beneficiar empresas de familiares e de amigos dos agentes públicos.

Nos siga no Google Notícias