A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

28/09/2011 15:02

Campanha contra tráfego pesado aborda 200 caminhões e carretas em Dourados

Edmir Conceição*
Campanha educativa já abordou 200 motoristas de caminhões. (Foto: Assecom)
Campanha educativa já abordou 200 motoristas de caminhões. (Foto: Assecom)

Condutores de pelo menos 200 caminhões e carretas já foram abordados desde segunda-feira durante a campanha realizada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Dourados para eliminar o tráfego pesado da área central da cidade.

Veja Mais
PRF apreende 50 mil caixas de cigarros contrabandeados na BR-163
Corpo é encontrado boiando em rio e suspeita é de que seja de trabalhador rural

Com a conclusão da primeira etapa do Anel Rodoviário, ligando a MS-156 às BR-463, o prefeito Murilo Zauith determinou a realização da campanha educativa para desviar os veículos pesados do centro da cidade.

A campanha tem a participação de equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército. O objetivo principal é evitar acidentes provocados por caminhões e carretas que trafegam pela área central, causando transtornos e riscos aos demais veículos.

Os condutores de caminhões e carretas estão sendo orientados e respondem a um questionário. O diretor do Departamento de Trânsito Jonecir Ferreira afirma que muitos alegam desconhecer o decreto 126/96 que regulamenta o tráfego de caminhões na cidade e por isso transitavam em qualquer horário.

Ferreira explica que grande parte dos motoristas de fora de Dourados aceita as orientações, pois estão acostumados com as regras de outras cidades. No entanto, os motoristas locais são mais resistentes. “Estamos conversando com eles, explicando e alertando que a partir do dia 13 de outubro começam a ser aplicadas multas para quem não atender as normas”.

Para orientar os condutores e se inteirar das dificuldades dos motoristas, o Departamento de Trânsito vem realizando reuniões com os setores envolvidos. Nesta quarta-feira às 16h, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), o encontro será com representantes das transportadoras.

REGRAS - Conforme o decreto de 1996, veículos de quatro toneladas de carga ou oito toneladas brutas – veículos médios – são autorizados a circular das 19h às 10h. Nessa categoria estão caminhonetes F 4.000 e similares.

Os veículos de seis toneladas de carga ou 11 toneladas brutas – veículos pesados – podem passar pelo centro das 19h às 7h. Exemplos são os caminhões-toco 608 e similares. Acima de 11 toneladas brutas – veículos pesados – podem circular das 20h às 6h. Nessa categoria estão caminhões trucados, carretas e caçamba.

O tráfego e a descarga dos veículos pesados acima de 11 toneladas, que estejam transportando pedra, areia, tijolos ou concreto usinado – destinados a obras em execução na área central – precisam de uma autorização especial expedida pelo Departamento de Trânsito. O pedido deve ser feito pela empresa interessada com três dias úteis de antecedência.

Mais informações sobre as regras de circulação de veículos pesados podem ser obtidas na Guarda Municipal através do telefone 199, no site www.guarda.dourados.ms.gov.br ou no Departamento de Trânsito, pelo telefone 3411-7121.

(*) Comm informações da Assecom




mais uma vez nos caminhoneiros estamos sendo tratado sem o devido respeito a deficiencia de sinais indicativos para o trafego e pouco quando ainda tem e quando tem logo saõ quebrados pelos vandalos e naõ saõ recolocados ai fico imaginando que os mesmos que aplicam multas deviam olhar em volta e ver se tem alguma coisa que naõ veio de caminhaõ no dia a dia deles
 
oswaldo elias em 29/09/2011 03:10:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions