ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Campanha extra contra gripe conclui hoje imunização de crianças de 5 a 9 anos

Gerência de Saúde de Naviraí orientou moradores a levarem comprovante de vacina; 15 mil doses extras estão sendo aplicadas

Helio de Freitas, de Dourados | 11/08/2016 08:05
Vacinação de crianças contra gripe termina hoje em Naviraí (Foto: Orisvaldo Sales)
Vacinação de crianças contra gripe termina hoje em Naviraí (Foto: Orisvaldo Sales)

Termina nesta quinta-feira (11) a primeira etapa da campanha extra de vacinação contra a gripe H1N1 no município de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. A imunização de crianças de 5 a 9 anos começou na segunda-feira e a partir de amanhã, outros grupos da população serão vacinados.

Quinze mil doses foram compradas pela prefeitura para reforçar a vacinação da população na cidade que teve 71 casos confirmados de gripe A e sete mortes entre maio e junho deste ano. A campanha prossegue até o dia 23 deste mês, no salão de festas da Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

A Gerência de Saúde do município reforçou o pedido para que as pessoas levem dos comprovantes de vacina. Nos primeiros dias de imunização, muitas pessoas não levaram o documento e tiveram de voltar para casa para buscar o que era necessário.

Segundo a prefeitura, a Gerência de Saúde precisa das cópias originais dos comprovantes para anexar à prestação de contas que será feita ao Ministério Público, já que o município gastou recursos próprios para comprar as doses.

Para receber a vacina, os pais devem levar os documentos que comprovem datas de nascimentos das crianças, os professores devem apresentar o contracheque, os hipertensos levar uma receita com data de no máximo seis meses antes da vacinação e as pessoas de 50 a 59 anos devem apresentar RG ou CNH.

Grupos – A vacinação de crianças de 5 a 9 anos será feita hoje das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os professores serão vacinados amanhã e sábado. De segunda-feira (15) a quinta (18) serão vacinados os hipertensos e pessoas de 50 a 59 anos serão imunizados de 19 a 23 de agosto.

O município de Naviraí gastou R$ 215 mil para comprar as doses do Instituto Butantã e garantir a imunização de pessoas que ficaram fora dos grupos de riscos atendidos na campanha nacional feita pelo Ministério da Saúde.

Segundo a prefeitura, a distribuição das doses levou em conta a realidade local de Naviraí. A opção pela colocação da faixa etária de 50 a 59 anos e de hipertensos foi baseada no número de mortes ocorridas pela gripe H1N1. Entre as pessoas que morreram, quatro estava na faixa etária especificada e quatro eram pacientes com hipertensão arterial.

Nos siga no Google Notícias