ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Campanha pretende coletar 180 bolsas de sangue em Jardim

Mariana Lopes | 08/03/2013 09:09

Durante a campanha de doação de sangue e medula, que acontece em Jardim, o Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de MS) pretende coletar 180 bolsas de sangue entre hoje e amanhã. O ponto de coleta será no Centro de Saúde Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, 428.

Nesta sexta-feira (8), o horário da doação de sangue e medula será no período das 13h30 às 17h30. E no sábado (9) a ação acontece a partir das 7h e segue até às 11h.

Para doação de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos, além de boa saúde. São retirados 5 ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Inca – Instituto Nacional do Câncer).

Então os dados genéticos do doador são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se for constatada compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável.

Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Nos siga no Google Notícias