ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Capacitação é inserida na recuperação de dependentes químicos em Chapadão

Vinícius Squinelo | 09/01/2014 21:45

Promover a recuperação de dependentes de álcool e drogas através de capacitações profissionais. Esse é o principal objetivo da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Sindicato Rural de Chapadão do Sul e Comunidade Terapêutica Nova Esperança (Cotenec), que desde julho de 2013 proporciona cursos profissionalizantes aos internos da entidade.

A Comunidade abriga atualmente cerca de 30 homens, com idades variadas e que buscam a reinserção na sociedade e reconstrução de suas vidas. Entre os meses de julho e novembro do ano passado quatro capacitações foram realizadas, levando os cursos de Horticultor, Viveiricultor, Fabricação Caseira de Produtos de Limpeza e Derivados do Leite, contemplando cerca de 60 internos que por lá passaram nesse período. Para 2014 a parceria prevê o início do primeiro curso no próximo dia 27, oferecendo qualificação em Produção Caseira de Pães, Bolos, Biscoitos e Salgados.

Para o presidente do Cotenec, Claudiomar Bocalon, a realização dos cursos leva esperança de uma nova vida aos dependentes químicos após o fim do tratamento, principalmente diante da dificuldade desse público em encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. "Ficamos muito felizes quando o Sindicato Rural nos procurou oferecendo essa oportunidade. Para os internos é uma grande chance de recomeçar a vida após o fim dos nove meses de tratamento oferecidos, com uma qualificação e conhecimento para buscar uma vaga de trabalho", ressalta Bocalon.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Borgelt, mesmo diante do fato da entidade atuar com foco no produtor rural, ações sociais são importantes para a comunidade como um todo e a parceria com a comunidade terapêutica também atende às premissas do Senar/MS, de ampliar a qualificação profissional na área rural. "O Senar estimula a aprendizagem e desenvolve o potencial de quem quer e precisa trabalhar, por isso decidimos ajudar a entidade através deste mecanismo que temos em mãos, a qualificação profissional. Acompanhamos os resultados obtidos após alguns cursos e hoje já temos relatos de pessoas reintegradas à sociedade e trabalhando e isso é o melhor resultado que poderíamos obter”, destaca o presidente.

Nos siga no Google Notícias