ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Caravana da Saúde começa com consultas e agendamento de cirurgias

Centenas de pessoas já ocupam tendas no Complexo Jorjão, em Dourados, para receber serviços; cirurgias começam amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 14/04/2016 11:01
Moradores ocupam tendas para fazer exames e agendar cirurgias (Foto: Eliel Oliveira)
Moradores ocupam tendas para fazer exames e agendar cirurgias (Foto: Eliel Oliveira)
Abertura foi feita por prefeito e secretário estadual de Saúde (Foto: A. Frota/Assecom)
Abertura foi feita por prefeito e secretário estadual de Saúde (Foto: A. Frota/Assecom)

Foi aberta na manhã de hoje (14) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a Caravana da Saúde, programa criado em 2015 pelo governo de Mato Grosso do Sul para desafogar a fila de espera por procedimentos de saúde no Estado. A abertura oficial foi feita pelo secretário estadual de Saúde Nelson Tavares e pelo prefeito Murilo Zauith (PSB). A prefeitura apoia o evento.

Destinada a atender pacientes de Dourados e de outros dez municípios da microrregião, a 10ª edição da caravana acontece no Complexo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, no Jardim Água Boa, onde foram montadas as tendas para exames, consultas e cirurgias oftalmológicas. Centenas de pessoas já estão no local, aguardando exames e o agendamento da cirurgia.

Conforme a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, a expectativa é fazer pelo menos 12.600 consultas e 5.600 cirurgias de diversas especialidades. A maioria dos pacientes presentes no local é de idosos que precisam fazer cirurgia de catarata.

Cirurgias nos hospitais – Cirurgias gerais já estão sendo feitas rede hospitalar da segunda maior cidade do Estado e no Hospital Regional de Fátima do Sul, cidade vizinha a Dourados, conforme agendamento. Serão 1.600 cirurgias eletivas em hospitais, sendo 1.290 em Dourados e 310 em Fátima do Sul.

A organização do mutirão pretende fazer oito mil consultas oftalmológicas de hoje até o dia 26 deste mês e quatro mil cirurgias da mesma especialidade, de sábado (16) ao dia 29 de abril.

Outras 4.650 consultas de especialidades como ortopedia, psiquiatria, neurologia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia e cardiologia serão feitas em Dourados.

O coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello, disse que os números dos atendimentos em Dourados tendem a ser expressivos, já que a microrregião tem 13,2% da população do Estado.

Governador – O período de mobilização geral para atendimento da população começa amanhã e vai até domingo. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estará em Dourados no sábado, para acompanhar os atendimentos.

Mesmo após os dias “D”, os serviços continuam até o fim do mês, segundo o secretário Nelson Tavares. Inicialmente o governo tinha como meta atender dez mil pessoas, mas o número pode chegar a 15 mil.

Nos siga no Google Notícias