ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Carreta da Justiça atende 637 casos durante dez dias em cidade de MS

Ricardo Campos Jr. | 01/11/2016 14:25
Presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, e juiz Cézar Luiz Miozzo, responsável pelos atendimentos na carreta (Foto: divulgação / TJMS)
Presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, e juiz Cézar Luiz Miozzo, responsável pelos atendimentos na carreta (Foto: divulgação / TJMS)

A Carreta da Justiça atendeu 637 casos durante os dez dias em que esteve em Rochedo, a 74 quilômetros de Campo Grande. Conforme a assessoria de imprensa do órgão, foram realizadas 412 consultas sobre processos em andamento, sete audiências cíveis e 30 audiências criminais de competência do Juizado Especial e violência doméstica.

Também houve 64 conversões de união estável em casamento; quatro coletas para exame de DNA; nove divórcios consensuais; duas dissoluções de união estável; cinco pedidos de guarda; dois reconhecimentos de paternidade; além de casos de cumprimento de sentença de alimentos, restabelecimento do casamento e retificação de documento.

O serviço começou no dia 14 de outubro. A iniciativa foi do presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Maria Lós. Ela é inédita em todo o Brasil e faz parte do programa Judiciário em Movimento, que irá a todas as cidades onde não há fórum instalado.

Durante a estadia em Rochedo, também houve o primeiro júri do país como parte das ações da Vara da Justiça Itinerante, a única a ter competência para a prestação jurisdicional da justiça comum. Na ocasião, o réu foi considerado culpado.

O juiz responsável pelos atendimentos, Cézar Luiz Miozzo, diretor do Foro dos Juizados Especiais na Capital, tem mais de 13 anos de experiência a frente da Justiça Itinerante em Campo Grande (8ª Vara do Juizado Especial da Capital). Para ele, a iniciativa do Poder Judiciário em levar a Justiça a todas as cidades do Estado é excelente, principalmente para dar efetividade ao direito das pessoas carentes.

Conforme a Justiça, percebeu-se que as pessoas estavam interessadas em buscar informações sobre andamento do processos ou resolver dúvidas sobre seus direitos.

O próximo município a receber a carreta será Corguinho, entre os dias 3 e 18 de novembro. Em seguida, Taquarussu será beneficiada, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias