A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

03/10/2014 15:54

Cartório eleitoral entrega urnas para que 147.632 eleitores votem domingo

Helio de Freitas, de Dourados
Funcionária da Justiça Eleitoral carrega urna ao lado de presidente de mesa de seção eleitoral de Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Diário MS)Funcionária da Justiça Eleitoral carrega urna ao lado de presidente de mesa de seção eleitoral de Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Diário MS)

Os presidentes de mesa das seções eleitorais de Dourados (cidade a 233 km de Campo Grande) começaram ontem e concluem nesta sexta-feira a retirada das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de domingo. As urnas ficam sob a responsabilidade dos presidentes de mesa até o dia da votação.

O município de Dourados, com 210 mil habitantes, tem 147.632 eleitores aptos a votar nas eleições gerais deste domingo. Conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, as mulheres são a maioria entre os eleitores douradenses. São 77.955 eleitoras e 69.677 eleitores.

Dourados tem 438 seções de votação espalhadas por 75 locais, entre escolas, centros comunitários, clubes e associações. São 231 seções na 18ª Zona Eleitoral, nas quais votam 68.397 eleitores e 207 seções na 43ª Zona, onde existem 79.235 eleitores aptos ao voto.

A exemplo do que ocorre na maioria das cidades brasileiras, em Dourados as pessoas com ensino fundamental incompleto corresponde à maior parcela do eleitorado. São 49.263 douradenses com essa escolaridade. Com ensino superior completo são 8.679 eleitores e 4.749 são considerados analfabetos.

Os jovens adultos respondem pela maior parcela do eleitorado quando a avaliação leva em conta a faixa etária. São 35.262 eleitores com idade entre 25 e 34 anos. Já eleitores com mais de 70 anos – para os quais o voto é facultativo – são 9.835 em Dourados.

Aumentou pouco – Apesar de a cidade passar por um visível momento de transformação, principalmente em função dos investimentos privados feitos nos últimos anos, o que tem atraído mais gente para o município, o número de eleitores de Dourados cresceu pouco de 2010 para cá. O município tinha 139.942 eleitores nas eleições gerais de 2010 e agora tem 7.690 eleitores a mais – crescimento de 5,5%.

Em fevereiro deste ano, a Associação Comercial e Empresarial local lançou uma campanha para tentar convencer as pessoas de fora, mas que estão morando na cidade para estudar ou trabalhar, a transferir o título para Dourados. Estimativa feita na época apontava que existem pelo menos 20 mil pessoas nessa situação. Entretanto, a campanha não deu certo e a cidade ganhou menos de dois mil eleitores em oito meses.

Prefeitura perde na Justiça e terá que pagar retroativos a professores
Em decisão tomada por unanimidade pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a prefeitura de Ivin...
Após relato sobre caça e extração ilegal de madeira, PMA apreende arma
Após receber denúncias de extração ilegal de madeira e caça ilegal sendo praticadas em Ivinhema - município localizado a 282 km de Campo Grande -, um...
Falso médico é acusado de matar paciente em hospital do interior
O MPE (Ministério Público Estadual) denunciou à Justiça e pediu a prisão do falso médico Marx Honorato Ortiz. Ele teria atuado no Hospital Municipal ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions