A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

16/06/2014 18:53

Chapadão vai à Justiça para que Paraíso volte a ser distrito

Caroline Maldonado
Prefeito de Chapadão do Sul quer de volta área que agora pertence a Paraíso das Águas (Foto: Jovem Sul News)Prefeito de Chapadão do Sul quer de volta área que agora pertence a Paraíso das Águas (Foto: Jovem Sul News)

O prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto (PTdoB), entrou com ação na Justiça para anular a Lei Estadual de 2003, que promoveu Paraíso das Águas de distrito a município. O prefeito alega que o plebiscito, que consultou a população de Chapadão, além de Água Clara e Costa Rica, para a criação do município, teve votação de apenas 47,07 % dos eleitores, o que representa um número menor do que o exigido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que é de 50% mais um voto.

Veja Mais
Primeiro concurso de Paraíso das Águas tem 169 vagas e salário de até R$ 15 mil
Recém criado, Paraíso das Águas corre risco de perder território para Chapadão

O prefeito alega que a lei foi baseada em um acordo feito pelo então prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PMDB), no qual seria cedida uma área de aproximadamente 8 mil hectares para que o distrito pudesse virar município e logo após a promulgação a área seria devolvida à Chapadão do Sul.

Luiz Felipe diz que está entrando na Justiça apenas porque quer a área de volta para o município de Chapadão do Sul. “Aguardamos essa devolução e discutimos isso pela via administrativa, mas como não houve uma solução, resolvemos entrar na Justiça para anular essa decisão, em que a população votou acreditando que a área seria devolvida”, afirma o prefeito.

Segundo o prefeito Luiz Felipe, a falta dessa área representa diversos prejuízos ao município e os produtores rurais, cujas as propriedades agora fazem parte de Paraíso das Águas, também reclamam. “Toda a parte administrativa de uma usina está instalada em Chapadão do Sul, já a parte industrial está em Paraíso das Águas. Então a nossa cidade oferece todo o aporte a essa população, como escolas e hospital, e os impostos ficam para o outro município”, reclama o prefeito.

Paraíso das Águas tem população estimada em 4.942 habitantes e 5.060,9734 quilômetros quadrados, enquanto Chapadão do Sul tem 21.257 habitantes e área de 3.851,000 quilômetros quadrados, de acordo com o Censo de 2013, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A reportagem tentou, via telefone, conversar com o prefeito de Paraíso das Águas, mas ele não atendeu as ligações no celular pessoal. No gabinete da prefeitura e em casa, informaram que ele está em viagem.

Primeiro concurso de Paraíso das Águas tem 169 vagas e salário de até R$ 15 mil
Mais novo município do Estado, Paraíso das Águas oferece 169 vagas em seu primeiro concurso publico. As inscrições terminam em 24 de janeiro. Os inte...
Paraíso das Águas elegerá prefeito e vereadores pela primeira vez
Localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, a cerca de 280 quilômetros da capital, Campo Grande, a cidade de Paraíso das Águas não tem hospital...
Eleitores podem transferir título para Paraíso das Águas
Os eleitores do mais novo município de Mato Grosso do Sul, Paraíso das Águas, terão até o dia 31 de janeiro de 2010 para transferir o título e partic...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions