ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Chapadão vai à Justiça para que Paraíso volte a ser distrito

Caroline Maldonado | 16/06/2014 18:53
Prefeito de Chapadão do Sul quer de volta área que agora pertence a Paraíso das Águas (Foto: Jovem Sul News)
Prefeito de Chapadão do Sul quer de volta área que agora pertence a Paraíso das Águas (Foto: Jovem Sul News)

O prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Barreto (PTdoB), entrou com ação na Justiça para anular a Lei Estadual de 2003, que promoveu Paraíso das Águas de distrito a município. O prefeito alega que o plebiscito, que consultou a população de Chapadão, além de Água Clara e Costa Rica, para a criação do município, teve votação de apenas 47,07 % dos eleitores, o que representa um número menor do que o exigido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que é de 50% mais um voto.

O prefeito alega que a lei foi baseada em um acordo feito pelo então prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PMDB), no qual seria cedida uma área de aproximadamente 8 mil hectares para que o distrito pudesse virar município e logo após a promulgação a área seria devolvida à Chapadão do Sul.

Luiz Felipe diz que está entrando na Justiça apenas porque quer a área de volta para o município de Chapadão do Sul. “Aguardamos essa devolução e discutimos isso pela via administrativa, mas como não houve uma solução, resolvemos entrar na Justiça para anular essa decisão, em que a população votou acreditando que a área seria devolvida”, afirma o prefeito.

Segundo o prefeito Luiz Felipe, a falta dessa área representa diversos prejuízos ao município e os produtores rurais, cujas as propriedades agora fazem parte de Paraíso das Águas, também reclamam. “Toda a parte administrativa de uma usina está instalada em Chapadão do Sul, já a parte industrial está em Paraíso das Águas. Então a nossa cidade oferece todo o aporte a essa população, como escolas e hospital, e os impostos ficam para o outro município”, reclama o prefeito.

Paraíso das Águas tem população estimada em 4.942 habitantes e 5.060,9734 quilômetros quadrados, enquanto Chapadão do Sul tem 21.257 habitantes e área de 3.851,000 quilômetros quadrados, de acordo com o Censo de 2013, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A reportagem tentou, via telefone, conversar com o prefeito de Paraíso das Águas, mas ele não atendeu as ligações no celular pessoal. No gabinete da prefeitura e em casa, informaram que ele está em viagem.

Nos siga no Google Notícias